A Vivoka, empresa francesa especializada em tecnologias de voz baseada em Inteligência Artificial (IA), criou uma solução de voice-picking que utiliza comandos de voz para otimizar operações em armazém.
Esta solução baseia-se em tecnologias de Processamento de Linguagem Natural (PNL) e de reconhecimento de voz, permitindo aos operadores do armazém efetuarem tarefas de picking com mãos livres e sem olhar. Fazendo apenas uso de comandos de voz, os funcionários podem navegar pelos armazéns, localizar artigos e atualizar o inventário em tempo-real sem recorrerem a listas em papel ou dispositivos portáteis.
Segundo a tecnológica, os erros resultantes da introdução manual de dados ou de má interpretação são “significativamente” reduzidos, assegurando o cumprimento exato das encomendas, bem como a mitigação de erros. Além disso, integra-se com os WMS e com os ERP, permitindo “um processo de implementação suave sem perturbar as operações existentes”. Por último, para o seu funcionamento, não é necessário haver uma ligação à internet.
De acordo com os primeiros utilizadores da solução da tecnológica, registou-se uma redução de 30% nos erros de picking, e um aumento de 20% na produtividade das suas operações no armazém. A Vivoka anunciou uma nova funcionalidade que permite que a máquina compreenda linguagem natural, em vez de comandos predefinidos.