A AutoStore publicou um novo relatório de benchmarking com o feedback de mais de 300 líderes empresariais de gestão de armazéns. Os inquiridos indicaram que os três principais desafios que as organizações enfrentam atualmente são: o aumento dos custos energéticos (32%), o aumento dos salários (27%) e os constrangimentos da cadeia de abastecimento e dos transportes (26%). Portanto, redução de custos e o investimento em tecnologia de automatização estão entre as prioridades.
“Existe uma necessidade de operar de forma mais eficiente, o que talvez seja a razão pela qual quase 9 em cada 10 organizações têm, ou estão a planear instalar, tecnologia de automação nos seus armazéns”, afirmou Ellen Brune, Diretora de Contas Estratégicas Globais da AutoStore. “A proposta de responder a um ambiente macroeconómico desafiante através da adoção de tecnologia é certamente uma boa notícia para os clientes que precisam de ter os seus produtos em stock mais cedo do que mais tarde.”
Para o relatório, a AutoStore inquiriu executivos na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Os inquiridos europeus (44%) citaram os custos da energia como o principal desafio, em comparação com a América do Norte e a Ásia-Pacífico (24%). Em contrapartida, o aumento dos salários é mais preocupante na APAC (34%) e na América do Norte (27%) do que na Europa (22%).
De acordo com os executivos da indústria, as áreas de foco mais importantes para 2023 são a melhoria da satisfação do cliente (34%), a automação (31%), as soluções sustentáveis (31%), o aumento da eficiência do trabalho (31%) e a entrega mais rápida de mercadorias aos clientes (30%).
A grande maioria dos inquiridos (88%) afirmou que irá implementar um sistema automatizado de armazenamento e rastreio até 2024. 32% já têm alguma forma de tecnologia de automatização implementada e 56% planeiam implementá-la nos próximos 12 meses. A tecnologia de automação evoluiu ao ponto de deixar de ser um “desejo” para passar a ser um “imperativo” absoluto para um armazém”, afirma Marcus Mogéus, diretor de marketing da AutoStore. “Este relatório mostra que a previsão para as empresas investirem em tecnologia e automação aumentou drasticamente em comparação com relatórios anteriores.
O relatório mostra que cerca de um em cada três líderes empresariais do sector citam a sustentabilidade como uma prioridade fundamental para 2023. Eficiência energética (55%), redução de resíduos (46%), bem-estar dos funcionários (43%), redução do impacto do armazenamento (39%) e reciclagem (36%) foram as iniciativas mais importantes. Em contrapartida, quando questionados sobre o que as empresas esperam dos fornecedores de AS/RS, registou-se um declínio na prioridade da sustentabilidade (13%).
Em comparação, os inquiridos citaram a confiança (24%), a facilidade de utilização (22%) e a eficiência do espaço (20%) como os atributos mais importantes. De facto, 43% afirmaram que a poupança/utilização do espaço é fundamental para a sua atividade e 49% consideraram-na uma prioridade muito importante.
“O espaço é de extrema importância para as organizações. Ajudamos as empresas a reduzir os custos, a aumentar o desempenho e a obter um retorno total do investimento no prazo de um a três anos, ao mesmo tempo que reduzimos o espaço de armazenamento em 75% em comparação com o armazenamento convencional”, afirma Ellen Brune. “A otimização do espaço está intimamente ligada ao aumento dos custos.”
Poderá descarregar o relatório completo AQUI.