Com vista a incentivar os principais fornecedores para a melhoria contínua da sua cadeia de fornecimento, nas áreas de redução de custos de matérias-primas, melhoria de eficiências industriais e sustentabilidade, a The Navigator Company reúne hoje mais de uma centena dos seus principais fornecedores, para o “Supplier’s Day”. 

O evento, que pretende reforçar as relações comerciais do Grupo com os seus fornecedores estratégicos, nomeadamente das Direções de Procurement, Abastecimento de Madeiras e Logística, tem como mote “Supply Chain New Challenges” e está a decorrer hoje, 27 de junho, no Centro Cultural de Belém.

No encontro serão identificados os principais desafios e oportunidades da cadeia de fornecimento da Navigator, com foco nos temas da redução dos custos de matérias-primas, eficiência industrial e sustentabilidade. Por outro lado, serão premiados os melhores projetos implementados por fornecedores desde o último evento.

O “Supplier’s Day” realiza-se desde 2015, com a missão de contribuir para estreitar os laços comerciais entre a Navigator e os seus principais fornecedores, em linha com a sua Estratégia de Gestão Responsável: atingir o sucesso económico, de uma forma justa e responsável, atendendo aos interesses dos seus stakeholders e estimulando a cooperação com os mesmos.

A Navigator é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens. Desde há vários anos que a ocupa um lugar de liderança na criação de riqueza para a economia portuguesa pela incorporação na sua cadeia de valor de recursos endógenos naturais gerados pela floresta plantada e pelo facto de a maior parte dos seus 7.300 fornecedores serem nacionais (73%), numa cadeia de valor que impacta a vida de milhares de pessoas. A Navigator é responsável pela criação de mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, assumindo o papel de motor da economia rural. Em 2022, teve um volume de negócios de 2.465 milhões de euros.

Com um Propósito corporativo e a Agenda de Gestão Responsável 2030 alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a estratégia da Navigator está assente num forte investimento para desenvolver bioprodutos sustentáveis, reduzindo a dependência dos recursos fósseis e promovendo a descarbonização da economia, ao mesmo tempo que cria valor para a sociedade como um todo.