O Lidl apresentou ontem, dia 28 de junho, os resultados da nova edição do “Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional”, realizado pela KPMG, com os objetivos de perceber o impacto na riqueza e no emprego, nos fornecedores e produtos, e a relevância das exportações. Segundo os dados referentes ao ano anterior, o Lidl apoiou mais de 100 fornecedores portugueses (dos quais 78% PME) com a exportação de produtos no valor de 245 milhões de euros, mais 12% do que em 2021.
Os principais produtos exportados foram Frutas e Legumes (26.200 toneladas), Vinhos e Licores (6,9 milhões de litros) e Legumes e Leguminosas (22.600 toneladas), e os principais mercados de exportação foram Alemanha, Espanha e França. Para além destes, também se destacaram os Artigos de Charcutaria, Queijos e Peixes e Conservas de Peixes, enquanto categorias que apresentaram um maior crescimento face a 2021.
As exportações de produtos portugueses chegaram a 29 dos 32 países em que o Lidl está presente, e por cada euro gasto em produtos destinados à exportação, foi gerado 1,87€ para a economia nacional (através do impacto direto, indireto e induzido). Em 2022, as exportações facilitadas pelo Lidl representaram 1,9% do total das exportações nacionais de produtos alimentares para a UE, e geraram cerca de 5.000 empregos diretos, indiretos e induzidos.
“O Lidl foca-se num modelo de negócio responsável e não apenas com um objetivo financeiro, pelo que a sua estratégia com fornecedores portugueses permite uma relação win-win”, explicou a retalhista.
Algumas das responsabilidades por parte do Lidl nas parcerias com os fornecedores nacionais são assegurar a qualidade dos produtos; assumir um papel preponderante nas exportações de produtos de origem nacional; e abrir mercados externos aos fornecedores, assumindo uma posição de exportador.
Por parte dos fornecedores, estes iniciam ou expandem a sua capacidade de exportação e aumentam os volumes de negócio; melhoram a solidez dos seus negócios e aumentam a sua resiliência e capacidade produtiva; e implementam inovação e promovem a diferenciação dos seus produtos.
Bruno Pereira, administrador de compras e marketing do Lidl Portugal, comenta que “temos consciência da importância que tem nós apoiarmos os nossos parceiros, a produção local, as nossas Pequenas e Médias Empresas, que são quase 80% do total de produtores a quem nós ajudamos a abrir os mercados internacionais em que estamos presentes”.
O responsável do Lidl Portugal também destaca o papel das parcerias a médio e longo prazo, não só com os fornecedores, mas também com entidades como é o caso da Portugal Fresh, com quem mantêm uma parceria desde 2014, focada nas frutas e legumes.
Por parte da KPMG, Pedro Silva, diretor da KPMG Portugal, nota que “este é um trabalho que tem vindo a ter uma sequência nos últimos anos, porque é uma preocupação do Lidl acompanhar de perto esta temática e a importância que a mesma tem, não só para os seus fornecedores, mas também para a realidade nacional, e este é o terceiro ano em que o estudo está a ser feito, e todos os anos temos vindo a ter resultados muito positivos”.
Presentes no momento estiveram ainda Dina Duarte, administradora da Montiqueijo, e Sofia Leite, coordenadora comercial da Global Wines, que apresentaram os seus testemunhos das suas parcerias com o Lidl, de 19 e de 18 anos, respetivamente. Para as responsáveis, a parceria com o Lidl teve um papel importante, tendo a retalhista apoiado as empresas não só a chegar a novos mercados e a marcar uma maior presença, mas também ao nível de questões como legislação. Segundo revelaram ainda as empresas fornecedoras, as exportações tiveram um impacto de 10% na faturação da Montiqueijo, e representaram 22% das vendas da Global Wines.