A Toyota Material Handling Europa inclui agora na sua gama de empilhares um Sistema de Assistência ao Operador SEnS+, que ajuda os operadores a evitar riscos de colisão, através de uma notificação e controlo do veículo, visando otimizar a segurança nas operações, manter a produtividade e reduzir custos com danos.
O sensor inteligente de ambiente SEnS+ utiliza algoritmos próprios para identificar pedestres e objetos na área de deteção, diminuindo os riscos de colisão durante a marcha-atrás, e auxiliando os operadores a tomar as medidas adequadas. Por sua vez, a câmara estereoscópica, desenhada em exclusivo para empilhadores, também deteta obstáculos na área de deteção, bem como pedestres.
A área de deteção é composta por três zonas com diferentes alertas e controlos de velocidade, dependendo da zona e do tipo de objeto. A faixa dinâmica de detenção tem em conta a velocidade de deslocação e o ângulo de viragem, o que permite identificar obstáculos, minimizando o número de falsos avisos e lentidões desnecessárias, mantendo os níveis de produtividade. O SEnS+ fornece alertas sonoros e virtuais que são facilmente identificados pelos operadores.
Uma vez parado, o operador é notificado sobre obstáculos que estejam atrás do empilhador antes de iniciar o movimento. Se o operador tentar conduzir em marcha-atrás com um obstáculo detetado no percurso, um mecanismo de prevenção do movimento de arranque limita o movimento inicial do empilhador.
O Sistema de Assistência ao Operador da Toyota pode ser configurado para aplicação exclusiva e está disponível no Toyota Traigo48 e nos modelos Toyota Tonero de conversor binário, com a intenção de alargamento a outros modelos brevemente.