A Cushman & Wakefield anunciou que concluiu as múltiplas transações que vão permitir a construção do novo terminal ferroviário de mercadorias da MEDWAY, com mais de 220.000 m2, em Famalicão. O processo demorou cerca de cinco anos.

Localizado na Freguesia de Lousado, concelho de Vila Nova de Famalicão, o terminal de Lousado vai ser o maior terminal na Península Ibérica. A ligação ferroviária direta ao terminal de Lousado através da linha do Minho, bem como as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, potenciam as inúmeras indústrias e atividades com necessidades de importação e exportação a nível local e Ibérico. Para além de contar com a ligação à linha do Minho, o complexo contará com quatro linhas férreas de 750 metros e capacidade para 10 mil TEU.

O anúncio da construção do novo terminal já tem alguns anos e, neste processo, foi necessário negociar com mais de 20 proprietários diferentes. Ao longo do processo, a Cushman & Wakefield prestou vários serviços de consultoria e coordenou diferentes processos de due-diligence, que resultaram na compra de cerca de 231.717 m2 de terrenos que vão dar lugar ao novo terminal.

Sérgio Nunes, associate e diretor do departamento de Industrial e Logística da Cushman & Wakefield Portugal, diz: “este é um projeto que nos deu muito orgulho e prazer em estar envolvidos, dada a enorme escala e importância para o nosso país. É a concretização de um trabalho árduo e muito desafiante, onde conseguimos reunir bastantes propriedades que irão dar origem a um projeto que contribuirá para a transformação positiva do mercado de transportes e logística de mercadorias.”