Graças a um novo sistema de compras digitais, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido está a conseguir poupanças de milhões de libras aos contribuintes.

O governo do Reino Unido anunciou o êxito do projeto de procurement digital, depois de financiar a utilização da Atmis em 69% das organizações do NHS no país. O objetivo é atingir uma taxa de adoção de 90% até 2025. No intervalo de um ano, a plataforma de compras do NHS, depois de reunir diferentes organizações afiliadas, permitiu poupar milhões de libras.

Muitas organizações ligadas ao NHS utilizavam anteriormente plataformas diferentes para comprar bens e serviços sem uma coordenação adequada. Não era possível integrá-las, o que significa que, historicamente, tem sido difícil para as equipas de compras do Ministério da Saúde e da Assistência Social e do Serviço Nacional de Saúde britânicos partilharem informações e dados entre organizações para tomarem decisões comerciais eficazes e alcançarem economias significativas.

O sistema Atamis, que reúne cada elemento do processo comercial num único local, eliminou processos manuais pesados e poupou milhões de libras em custos administrativos, o que também libertou capacidade nas equipas do NHS, ajudando os serviços de saúde a funcionar de forma mais eficiente.

Só os serviços do NHS no Noroeste de Londres conseguiram identificar 34 milhões de libras de poupanças ao agrupar nove organizações no mesmo sistema de compras eletrónicas.

“O NHS é um dos serviços de saúde mais eficientes do mundo, e encontrar mais eficiências para reinvestir nos cuidados aos doentes continua a ser uma prioridade fundamental”, afirmou Jacqui Rock, Diretora Comercial do NHS England. “O Atamis é uma ferramenta incrivelmente importante para apoiar as equipas de procurement nesse sentido, e é encorajador ver o progresso que fizemos em apenas um ano para ajudar a obter poupanças significativas e valor para o contribuinte.”

“Como guardiões do dinheiro dos contribuintes, é essencial ter uma visão unificada do panorama dos dados comerciais, pelo que espero que as restantes organizações do NHS que ainda não aderiram o façam com carácter prioritário.”

A plataforma tem atualmente uma reserva de 24 mil milhões de libras e contratos ativos no valor de 108 mil milhões de libras.

“Estou satisfeito por ver o sucesso até agora desta plataforma digital, que já está a ajudar as organizações do NHS em toda a Inglaterra a identificar oportunidades de poupança”, acrescentou o Ministro da Saúde, Lord Markham. “Estamos empenhados em utilizar a tecnologia mais recente e novas formas de trabalhar para aumentar a eficiência, poupar tempo às equipas e obter uma boa relação custo-benefício.”, salientou ainda.