Na 13.ª edição dos prémios EIPM-Peter Kraljic, Portugal contou com três empresas nacionais entre as galardoadas. Conquistando o prémio Circular Ecosystems, a divisão de procurement da Sogrape Vinhos foi uma das distinguidas com o prémio internacional em Paris, no dia 15 de dezembro. Entre as principais preocupações da empresa estão as relações de parceria win-win, criando assim um ecossistema de entreajuda.
A Sogrape Vinhos é uma empresa sediada no Porto, conhecida pela sua vasta gama de vinhos, que inclui tanto vinhos tranquilos quanto espumantes, e através de marcas como Mateus Rosé, Sandeman, Casa Ferreirinha e Offley. A empresa exporta os seus produtos para mais de 120 países, e além das suas vinhas e adegas em Portugal, conta com empresas de produção em Espanha, no Chile, Argentina e Nova Zelândia.
Embora já o tivesse ponderado fazer mais cedo, esta foi a primeira participação da Sogrape nos prémios. Isabel Santos, diretora de compras da empresa, conta que teve conhecimento da iniciativa através da Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento (APCADEC), e que tinha ponderado fazer uma candidatura no ano passado. “Sou associada há vários anos, vou tendo uma participação bastante ativa junto da APCADEC, e tinha percebido que eles promovem este prémio”, explica Isabel Santos, revelando que o desafio partiu da própria associação, ao observar o nível de maturidade do departamento de compras da empresa.
Um dos elogios tecidos pelo EIPM, ao nível de desenvolvimento do departamento, foi que, apesar de ter vencido o prémio nesta categoria, uma empresa não ganha este destaque se tudo o resto também não estiver já num nível de maturidade bastante positivo. A concurso estavam empresas de grande dimensão, com departamentos de compras com dimensões muito maiores do que o da Sogrape Vinhos, e Isabel Santos destaca que apesar de “pequeninos”, foi muito positivo poderem perceber que os seus processos eram equiparáveis aos de grandes multinacionais.
“É muito interessante percebermos que o departamento de compras da Sogrape conseguiu de facto implementar práticas que nos permitem sermos considerados como líderes no setor” – Isabel Santos
Participação no prémio
“O processo em si vale muito a pena”, comenta a diretora de compras, “nós temos de preencher um questionário bastante complexo e com muitas perguntas de várias temáticas que nos obriga a parar para pensar sobre os processos, e eles pedem muitas evidências para as várias perguntas que vão sendo respondidas, e isso implica esse pensamento de como estamos efetivamente em cada uma das categorias, e é importante fazer-se essa análise. Por fim, é feita uma auditoria com elementos do Peter Kraljic e do EIPM”.
Adicionalmente aos prémios, é entregue um relatório à empresa que aponta os seus pontos fortes e oportunidades de melhoria, e podem inclusive comparar-se com empresas que já ganharam o prémio, com empresas do setor ou com empresas a nível mundial.
Isabel Santos refere ainda que o prémio também potenciou o networking e a partilha de conhecimento. A visibilidade, no entanto, não se aplica apenas ao nível externo, mas inclusive dentro da própria empresa: “os departamentos de compras, regra geral, são departamentos que passam um bocadinho despercebidos na organização. Termos recebido um prémio como este, que nos coloca na linha da frente comparativamente com grandes empresas mundiais, dá-nos uma maior visibilidade, e deu-nos uma motivação extra, mesmo internamente”.
“A conquista do Prémio Peter Kraljic representa um marco importante para a Sogrape Vinhos e, em particular, para a equipa de Procurement. O processo de qualificação e auditoria foi rigoroso, avaliando critérios holísticos de excelência em Procurement, liderança, estratégia e resultados. Ao ser selecionada como vencedora, a Sogrape Vinhos recebeu um reconhecimento significativo pela suas práticas colaborativas com stakeholders e fornecedores. Essa distinção reforçou o reconhecimento interno e externo da área de Procurement, destacando-a como um exemplo de gestão exemplar e criação de valor”, destaca Isabel Santos.
Conheça os projetos da Sogrape Vinhos em maior detalhe brevemente na nossa revista SCMedia News #43.