A Ocean Network Express (ONE) divulgou o seu sexto relatório anual de sustentabilidade da ONE, seguindo os padrões estabelecidos pela organização internacional independente Global Reporting Initiative (GRI) e os princípios do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC).

Devido à tradicional dependência de combustíveis fósseis e às grandes quantidades necessárias do mesmo para a realização de viagens internacionais, a indústria do transporte marítimo tem enfrentado alguns desafios ao nível da sustentabilidade. Contudo, diante do crescente interesse do público pelas alterações climáticas e pelo impacto ambiental do transporte marítimo, assim como a procura por empresas comprometidas com a redução das emissões no transporte de mercadorias, a ONE reconhece o seu papel na descarbonização e no avanço da sustentabilidade no setor.

Desta forma, foi em 2019 que a empresa desenvolveu uma estratégia de sustentabilidade pautada pelos critérios ESG, visando tornar-se mais sustentável, resiliente e um parceiro de confiança para todos os seus clientes, oferecendo soluções globais de transporte marítimo. No âmbito ambiental, a ONE compromete-se a proteger o ambiente e os ecossistemas, adotando medidas contra as alterações climáticas, prevenindo a poluição marinha e usando os recursos de forma responsável.

Na esfera social, apoia e investe no talento dos seus colaboradores, adotando e promovendo práticas empresariais sustentáveis e responsáveis, bem como apoiando as comunidades locais. Isso implica operar em conformidade com as responsabilidades fundamentais nos direitos humanos, garantindo a segurança e proteção da saúde dos trabalhadores e promovendo medidas contra a corrupção.

No campo da gestão, a ONE defende padrões de conduta empresarial ética e de governança, em conformidade com a regulamentação e as suas políticas internas. No último ano, a empresa criou um departamento independente, com poder de decisão estratégica, para adotar iniciativas ecológicas como parte integrante de sua estratégia global de médio e longo prazo, implementando programas-chave de promoção da sustentabilidade.

Por fim, a ONE investe na excelência operacional por meio da digitalização, procurando melhorar a experiência do cliente e garantir operações cada vez mais seguras.