Com o intuito de impulsionar a participação europeia na indústria global de semicondutores, a empresa taiwanesa TSMC anunciou a construção de uma fábrica de última geração na cidade alemã de Dresden, próxima às margens do rio Elba. A construção da infraestrutura, planeada para produzir chips de elevado desempenho, envolve um investimento estratégico de 3,5 mil milhões de euros, de acordo com o Jornal Económico.
Este empreendimento está previsto para desempenhar um papel crucial no ambicioso objetivo europeu de elevar a sua quota de mercado na cadeia de valor mundial dos semicondutores de 9% para 20%. Contudo, a TSMC não está sozinha nesta empreitada. A nova instalação será erguida em parceria com outras empresas no panorama europeu, incluindo a Bosch, a Infineon e a NXP Semiconductors. Esta colaboração resultará num investimento conjunto projetado para ultrapassar os 10 mil milhões de euros. Neste acordo, a TSMC assume uma participação maioritária de 70% e a responsabilidade pela gestão da fábrica, enquanto as outras parceiras dividirão os restantes 30% em partes iguais.
Este projeto não apenas representa um investimento monetário significativo, mas também reflete o compromisso europeu em fortalecer a sua posição no mercado de semicondutores. A Comissão Europeia e o governo alemão estão a oferecer um apoio substancial a esta iniciativa, que será concretizado através de injeção de capital, empréstimos e um forte apoio governamental.
Recentemente, o Parlamento Europeu aprovou ainda uma iniciativa legislativa conhecida como Lei dos Chips, destinada a garantir o abastecimento estável de chips na União Europeia. O Comissário Europeu de Mercado Interno, Thierry Breto, afirmou que “a Europa toma nas suas mãos o seu destino” com a aprovação desta lei, sublinhando que, “ao dominar os semicondutores mais avançados, a UE irá tornar-se uma potência industrial do futuro”.
O CEO da empresa sediada em Taiwan, C.C. Wei, citado num comunicado emitido pelo grupo, mencionou que “a ESMC marca um passo significativo no sentido da construção de uma fábrica de 300 mm para apoiar as futuras necessidades de capacidade dos setores automóvel e industrial em rápido crescimento, estando a decisão final de investimento pendente da confirmação do nível de financiamento público para este projeto. O projeto está previsto no âmbito da Lei Europeia dos ‘Chips’”.
A construção da fábrica de semicondutores está em sintonia com a visão europeia de se tornar uma força dominante na indústria de chips, garantindo a sua autonomia tecnológica e impulsionando o crescimento económico sustentável. A parceria entre a TSMC e as empresas europeias promete ser um marco crucial neste caminho rumo a um futuro tecnologicamente próspero.