A Dingoo é uma startup que utiliza inteligência artificial e machine learning nas operações logísticas de última milha. O seu modelo de negócio, inovador e sustentável, que visa proporcionar entregas rápidas, eficientes e ecológicas, valeu-lhe este ano o Prémio de Excelência Logística (PEL) da APLOG, na categoria Startup.
Fundada em 2022, a Dingoo tem-se destacado pelo foco na sustentabilidade, alavancando o uso inovador da inteligência artificial e do machine learning na logística de última milha. A empresa nasceu com a visão de aproveitar a tecnologia para criar uma revolução na logística urbana e na distribuição de última milha, através de um modelo operativo único.
A abordagem utilizada, que denominam de “Smart Mile Logistics” é, segundo os responsáveis da empresa, a mais sustentável do mercado, duas vezes mais rápida, e permite uma taxa de entregas notavelmente superior à média”. São esses os três eixos-chave da Dingoo: pegada de carbono mínima, nível de serviço máximo e custo reduzido.
A estratégia da empresa é, pois, fortemente focada na sustentabilidade. Além de reduzir a pegada carbónica – menos quilómetros para as mesmas entregas, em mobilidade elétrica e sem consumo energético para refrigeração -, consegue diminuir em mais de 90% o uso de materiais de embalagem secundária, graças aos processos e tecnologias implementados.
O modelo operativo utiliza uma combinação de veículos, nomeadamente vans e motas, a que os sistemas atribuem rotas otimizadas simultâneas, sincronizadas e complementares. Através de machine learning, os seus algoritmos de IA aprendem com os dados gerados durante às operações, melhorando a eficiência das futuras rotas. A alocação inteligente dos meios de transporte, especialmente a utilização de motas em circuitos urbanos curtos, que são mais ágeis e rápidas que as vans, permite atingir taxas de entrega muito superiores às existentes.
Na área do retalho alimentar, as caixas de frio negativo utilizadas permitem a monitorização em tempo real das temperaturas, disponibilizando tanto ao cliente como ao consumidor final informações sobre as condições de transporte dos seus produtos.
Para o retalho especializado não alimentar, a solução agrega múltiplas entregas numa única caixa plástica rígida e reutilizável, poupando ao retalhista a atividade de embalamento e reduzindo quase totalmente a necessidade de proteção das embalagens.
A propósito da distinção alcançada no âmbito do prémio anual que é entregue pela Associação Portuguesa de Logística, Diogo da Silveira, fundador e partner da Dingoo, sublinha que “este prémio representa mais um marco significativo no curto trajeto da Dingoo e confirma que estamos na vanguarda da tecnologia, utilizando a inteligência artificial em prol da sustentabilidade e competitividade.”