Segundo os dados da Union internationale pour le transport combiné Rail-Route (UIRR), o transporte intermodal na Europa apresentou um decréscimo de 14,4% durante o segundo trimestre de 2023. De acordo com o jornal espanhol El Mercantil, esta queda é semelhante à registada no segundo trimestre de 2020 (-14,6%), época marcada pela pandemia de COVID-19 e pelo confinamento.

Segundo os dados da UIRR, este foi o terceiro trimestre consecutivo de crescimento negativo para o transporte intermodal europeu, e antecipa que durante o próximo ano os valores permaneçam negativos, tendo por base a situação económica europeia, devido à inflação. Ao mesmo tempo, aponta que a competitividade do setor, em termos de custos, se está a deteriorar, devido ao aumento das taxas de acesso ferroviário.

Prevendo que a transição económica dura pelo menos até finais de 2024, a UIRR apela a que se tomem medidas para apoiar o setor de transporte intermodal, e nota que existe “uma ampla variedade de opções disponíveis para apoiar o transporte ferroviário de mercadorias através de ações como a redução das taxas de acesso à via, ou limites nos preços da eletricidade para tração”.