O maior fabricante vietnamita de calçado, PouYuen, que fabrica calçado desportivo para empresas como a Nike e a Adidas, anunciou a redução de milhares de postos de trabalho, para fazer face à diminuição que está a sentir no número de encomendas, segundo avançam os meios de comunicação social vietnamitas.
A PouYuen, que faz parte do Grupo Pou Chen, sediado em Taiwan, e é o maior empregador da cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigão), o “centro comercial do Vietname”, com cerca de 50.000 empregados.
Devido à inflação elevada e à incerteza económica, as pessoas estão a comprar menos calçado desportivo de empresas como a Adidas e a Nike e a PouYuen vai suprimir 6.000 postos de trabalho em Ho Chi Minh, antiga Saigão. A empresa já tinha reduzido o horário de trabalho de 20.000 pessoas desde o final de 2022 e despedido 2.358 em fevereiro. A redução de efetivos equivale a mais de 10% da sua força de trabalho antes da pandemia de Covid-19 e é considerada a maior redução desde a instalação da empresa naquela localização, em 1996.
De salientar que o Vietname é um dos maiores exportadores mundiais de vestuário, calçado e mobiliário, pelo que tem estado a ser duramente atingido pela elevada inflação nos principais mercados da Europa e Estados Unidos, já que o poder de compra dos consumidores noutras partes do mundo está também sob a pressão da inflação.
Foto: The Saigon Times