Arranca em setembro a 3.ª edição do programa executivo Women on Boards, no Porto, promovido pela Porto Business School, em parceria com a VdA Academia, apostando na diversidade e inclusão.

 A Porto Business School (PBS) e a VdA Academia preparam-se para promover a terceira edição do programa executivo Women on Boards, no Porto. A iniciativa, que decorre nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de setembro, na PBS, visa preparar quadros femininos de empresas dos setores público e privado com potencial para integrarem órgãos de administração e de fiscalização – ou que pertençam já a estes órgãos – e pretendam desenvolver competências essenciais ao desempenho do respetivo cargo.

A formação contribui, também, ativamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, em especial para o ODS 5, focado na igualdade de género.

Diversos estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos da América indicam que, atualmente, ainda existe uma sub-representação feminina nos órgãos de gestão e conselhos de administração das empresas, devido a processos de seleção que privilegiam a manutenção do status quo. Isto, por sua vez, gera um desequilíbrio, com impacto adverso no governo das sociedades e na performance financeira das empresas. São, por isso, crescentes os desafios para as empresas e demais organizações portuguesas aos quais o programa executivo Women on Boards pretende ajudar a responder.

O programa combina uma abordagem teórico-prática para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências em matérias de gestão, jurídicas e comportamentais, essenciais ao desempenho de funções em órgãos de administração e de fiscalização. Com uma forte componente de aprendizagem ativa e participada, a iniciativa fomenta a discussão entre as participantes e o alargamento da rede de contactos e, ainda, a partilha de experiências com keynote speakers, formadores e formandas provenientes de organizações de referência.

As interessadas poderão obter mais informação e formalizar inscrição AQUI.

Imagem: ©AP Images/European Union-EP