A Dourogás e a Leroy Merlin estabeleceram uma parceria para testar a utilização de biometano em veículos pesados de mercadorias. Este é um projeto piloto, de âmbito nacional, que terá a duração de três meses, iniciando-se já em setembro, segundo o Jornal de Negócios.

Cada viatura da Leroy Merlin abastecida com biometano pela Dourogás fará uma média mensal de aproximadamente 5.000 quilómetros. O objetivo é, durante os três meses do projeto piloto, evitar a emissão de mais de 10 toneladas de CO2, em comparação com os combustíveis de origem fóssil.

“O biometano é uma energia de origem renovável e de gradual substituição do Gás Natural Veicular (GNV), apresentando-se como uma alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco sustentável e economicamente rentável”, explica, em comunicado, João Filipe Jesus, diretor executivo da Dourogás, acrescentando que “quando comparado com a primeira geração de biocombustíveis líquidos, o biometano não exerce pressão sobre a cadeia alimentar, estimula a economia circular e promove o desenvolvimento local e regional, reforçando, indubitavelmente, a independência energética nacional”.

O responsável reitera ainda a importância da utilização do biometano para descarbonizar a economia, a indústria e o setor da mobilidade. “Por acreditarmos que o biometano é a energia do futuro, reiteramos o compromisso e ambição que a Dourogás coloca nesta solução, estabelecendo parcerias com mais empresas e ampliando o leque de soluções para uma mobilidade profissional tendencialmente mais limpa e responsável”.

Não serão necessários investimentos adicionais ou renovações de frotas por parte da Leroy Merlin e dos respetivos transportadores associados, visto que as viaturas movidas a Gás Natural Líquido (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) são compatíveis com a utilização deste gás verde.

“Esta parceria surge com o propósito de sermos também um acelerador da transição para as cidades mais sustentáveis e contribuirmos ativamente para essa causa. Através da parceria com a Dourogás conseguimos ser mais eficazes na implementação e concretização dos nossos Compromissos de Impacto Positivo”, afirma Dalila Tavares, diretora de transportes da Leroy Merlin Portugal.