Dia 8 de setembro é dia de falar sobre o estado da logística do setor automóvel. Durante uma tarde, entre as 13h30 e as 17h30, o Auditório Infante D. Henrique, na APDL, irá reunir profissionais de diversas áreas da supply chain automóvel para o Automotive Portugal, evento setorial da Supply Chain Magazine, onde se irá debater o tema “Automotive supply chains na estrada da recuperação”.

A indústria de componentes automóveis tem mantido a sua resiliência e encontrado formas de se manter competitiva e enfrentar os desafios que se mantém ativos no panorama nacional e internacional, como o aumento dos custos da inflação, transportes, energia e matérias-primas, que afetam este e muitos outros setores de atividade. As exportações de componentes para automóveis ultrapassaram os 1.000 milhões de euros, pelo segundo mês consecutivo, em junho deste ano, registando uma subida de 20,1% face ao mesmo mês de 2022. De acordo com os dados recolhidos pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), este crescimento de dois dígitos representa uma subida pelo décimo quarto mês consecutivo, continuando a mostrar também um ritmo de crescimento superior às exportações nacionais de bens, que neste mesmo período diminuíram 3,4%, apresentando-se como um dos motores do crescimento económico de Portugal.

Por isso, a abrir a conferência, o presidente da AFIA, José Couto, traçará um quadro sobre a atual realidade do setor, os principais números, mas também os desafios e preocupações das empresas e seus gestores.

Segue-se a participação de André Gonçalves, Operations Manager Contract Logistics da Rangel Logistics Solutions, que traz à conferência a “Visão do Operador Logístico – Desafios e Resiliência”. Vale a pena lembrar que a Rangel é o operador responsável pela gestão do centro de operações logísticas da Bosch Car Multimédia Portugal e dentro deste segmento da logística industrial tem também a seu cargo todo o processo logístico nas instalações da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, onde, num armazém de 21 mil metros quadrados, faz a receção das mercadorias de diferentes fornecedores. Para além disso, é responsável pela gestão de processos de intralogística em rotas internas.

António Galrão Ramos, do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), é o senhor que se segue e vem partilhar com a audiência um caso prático desenvolvido na Simoldes.

Têm sido tempos de desafios e também de mudanças para as cadeias de abastecimento do setor automóvel. Rui Oliveira, Global Sourcing Manager da ONE Automotive Alliance está consciente disso e, por isso mesmo, o título da sua intervenção é bem sugestivo: “On-time or Bust: Overcoming Just-in-time Delivery Challenges in the Automotive Supply Chain”.

A conferência conta também com a participação de Paulo Niza, Diretor Comercial da Medway, que irá falar sobre “Relações fortes” e a importância das soluções de transporte neste setor.

Contudo, no setor automotive, como em todos os outros, não há logística sem pessoas e, por isso mesmo, Diana Ramos Queiroz, Senior manager da Randstad Portugal vai estar na AUTOMOTIVE Portugal para apresentar um estudo que evidencia que “O sucesso da indústria automóvel irá depender da sua força de trabalho”.

A fechar a tarde, na mesa redonda cujo tema é o da própria conferência, ou seja, “Automotive supply chains: na estrada da recuperação”, Pedro Oliveira da Silva, Managing Director da OPCO terá oportunidade enquanto moderador, de abordar o tema em maior detalhe com o Plant Logistics Business Manager da Volkswagen Autoeuropa, Rui Baptista; Fausto Figueiredo, Supply Chain SME da Visteon e com Carlos Pereira, Corporate production manager da Coindu.

Entre as expectativas e a realidade, a tarde de dia 8 é a oportunidade de perceber como está o setor automotive a recuperar e quais os próximos desafios na perspetiva de quem está no terreno e com uma vertente muito prática.

Para mais informações e inscrições visite o site AUTOMOTIVE Portugal.