O PortEconomics divulgou o Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, onde Portugal está representado pelo Porto de Sines, na 14ª posição do ranking. O ranking foi desenvolvido por Theo Notteboom, especialista conceituado dentro do setor marítimo e co-fundador e co-diretor do PortEconomics, tendo por base uma compilação própria de informações disponibilizadas por autoridades e associações portuárias.

O Porto de Sines movimentou 1,66 milhões de TEU em 2022, e teve uma quebra de 8,9% face ao período homólogo. Entre 2007 e 2022, Sines apresentou um crescimento de 1008,4%, e subiu da 62ª posição para a 14ª. Segundo dados recentes, no primeiro semestre de 2023, o Porto de Sines teve uma quebra de 4%.

Nos restantes portos da UE representados no Top 15, na primeira metade do ano o Porto de Roterdão apresentou uma recessão de 8,1%, e houve três portos a apresentar recessões acima dos 15%: Bremerhaven e Marselha com 15% e Haropa com 15,8%, e apenas dois apresentaram crescimentos, Piréus (4,9%) e Gioia Tauro (2,5%).

Neste ambiente de retração do setor marítimo, apenas quatro dos 15 maiores portos de contentores apresentaram um crescimento de 2021 para 2022, e apenas dois acima dos 2%, nomeadamente Gioia Tauro (7,1%), Marselha (3,4%), Haropa (1%) e Portos de Genoa (0,6%). Em termos de posições, apenas o Porto de Algeciras subiu no Top 15, de 7º para 6º lugar, devido ao decréscimo sentido no porto de Bremerhaven.

O Porto de Sines destaca ainda que as obras de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, Terminal XXI, “decorrem a bom ritmo”, e que “dotarão a infraestrutura de uma capacidade total de 4.1M TEU”.