A fábrica de pneus da Continental, localizada em Lousado, Vila Nova de Famalicão, recebeu a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC PLUS), que reconhece os elevados padrões de transparência e rastreabilidade nas matérias-primas renováveis e recicladas ao longo da sua cadeia de logística.

O ISCC PLUS é um sistema de certificação voluntário internacionalmente reconhecido, abrangendo matérias-primas não convencionais, desde alimentos e rações até produtos químicos, plásticos, embalagens e têxteis. Os critérios incluem o rastreamento rigoroso das matérias-primas, conformidade com normas ambientais, proteção de ecossistemas, salvaguarda dos direitos laborais e humanos, e promoção do desenvolvimento económico sustentável.

A Continental destaca que esta certificação representa um marco significativo para a unidade de Lousado, garantindo a conformidade da empresa com rigorosos padrões de sustentabilidade. Ademais, reforça a transparência na rastreabilidade das matérias-primas utilizadas na sua produção de pneus. A Continental também pretende alargar a certificação ISCC PLUS a outras fábricas de pneus do grupo.

Jorge Almeida, vice-presidente para a Sustentabilidade do Setor de Pneus da Continental, declarou que esta “certificação sublinha o nosso forte compromisso com a sustentabilidade e a transparência ao longo de toda a cadeia de fornecedores, permitindo a introdução de cada vez mais novos materiais sustentáveis”.

“A certificação da fábrica da Continental em Lousado é mais um passo importante no caminho da Continental para utilizar mais de 40% de materiais renováveis e reciclados nos seus pneus até 2030 e para se tornar completamente neutra para o clima até 2050. O mais tardar até 2050, todos os pneus novos da Continental deverão ser fabricados com materiais 100% sustentáveis”, acrescentou.