O Banco Europeu de Investimento (BEI) formalizou um empréstimo de 60 milhões de euros à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo, S.A. (APDL) para financiar melhorias nas acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões.

Este projeto, que envolve o aprofundamento do canal de acesso e a expansão do quebra-mar existente, visa otimizar o transporte de pessoas e mercadorias, garantindo o acesso a empregos e serviços e promovendo o comércio e o crescimento económico, em conformidade com a Rede Transeuropeia de Transportes da União Europeia (RTE-T). O custo total deste empreendimento está estimado em cerca de 190 milhões de euros, com o empréstimo do BEI garantido pela República de Portugal.

A cerimónia de assinatura do contrato ocorreu no dia 11 de setembro, no Porto de Leixões, com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, do Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, e do Presidente da APDL, João Pedro Neves. Durante o evento, enfatizou-se a importância deste investimento para a modernização e expansão do Porto de Leixões, que é o maior porto do Noroeste da Península Ibérica em termos de carga e contentores.

O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, destacou que as intervenções planeadas contribuirão para assegurar o contínuo crescimento do Porto de Leixões e reforçarão o seu papel na economia da região Norte de Portugal, sublinhando o compromisso contínuo do BEI com o desenvolvimento das infraestruturas portuárias no país. “Esta relação de cooperação será reforçada nos próximos anos, considerando a necessidade de realizar investimentos avultados nos portos para cumprir a nova visão estratégica que definimos para o setor. Neste âmbito, são de realçar os investimentos que visam dotar as infraestruturas portuárias de capacidade para o desenvolvimento dos projetos do eólico offshore e também os investimentos que pretendem responder ao desafio da transição energética e digital”, acrescentou o responsável.

Por sua vez, João Pedro Neves, Presidente da APDL, enfatizou que “este é o investimento mais estruturante para o Porto de Leixões, realizado nos últimos anos, mas, mais ainda, um dos mais importantes para a região Norte e para Portugal. O potencial de crescimento que este investimento nas acessibilidades vem promover é particularmente crítico para o segmento dos contentores, beneficiando, também, os outros segmentos de mercado, como os granéis sólidos, sobretudo os agroalimentares, de forma a garantir uma resposta eficiente às necessidades das empresas do hinterland do porto de Leixões”.

Ricardo Mourinho Félix, Vice-Presidente do BEI, salientou que este empréstimo simboliza o compromisso do banco com o progresso marítimo de Portugal e com a visão de uma Europa interconectada. “Com este investimento, estamos não só a aprofundar os canais de acesso para navios de maior dimensão, mas também a ancorar as raízes da coesão económica e social na região”, afirmou.

Desta forma, este investimento representa um passo significativo na melhoria das infraestruturas portuárias em Portugal e no reforço da competitividade do Porto de Leixões no cenário europeu. O financiamento do BEI contribuirá para aprimorar as acessibilidades marítimas, reduzindo os tempos de espera e aumentando a eficiência operacional e a segurança no porto.