A Mivor (Cooperativa de Fruticultores Mivo-Ortler Societá Agrícola), escolheu a CLS como parceira para apoiar os seus objetivos de automatização e otimização dos processos de produção. A cooperativa embala 80 mil toneladas de maçãs por ano e com as soluções Agilox implementadas otimizou e acelerou os processos de armazenamento.

Graças ao aconselhamento da CLS e ao fornecimento de soluções personalizadas baseadas nos robôs móveis autónomos (AMR) Agilox, a empresa simplificou os seus processos internos e conseguiu combinar o armazenamento automático existente com as linhas de esvaziamento.

Sediada em Laces, perto de Bolzano, no norte de Itália, a Mivor é uma empresa agroalimentar de renome, especializada no comércio de frutas e legumes frescos e em conserva. A cooperativa conta com cerca de 300 associados que produzem entre 70 e 80 mil toneladas de maçãs por ano, e tem como atividade principal o processo de embalamento de maçãs para o mercado interno e exportação, com recurso a instalações de última geração e um elevado nível de automatização.

Na fase inicial de conceção da nova sala de embalamento, a Mivor teve de encontrar uma solução eficaz que permitisse combinar o armazém automático com as linhas de esvaziamento.

A solução adotada permitiu-lhe reduzir as limitações de movimentação horizontal e aceder a qualquer momento às outras linhas de produção. Além disso, esta solução permite evitar interrupções no processo de produção, otimizando tempo e custos.

Antes da adoção da solução Agilox, era necessário que um par de condutores de empilhadores se ocupasse da fase de aprovisionamento e da gestão de picking dos produtos. Graças às soluções implementadas pela CLS, esta tarefa é agora realizada pelas próprias máquinas, permitindo que o condutor do empilhador se posicione em direção à saída e possa manusear as paletes acabadas e embaladas, atuando simultaneamente como condutor e paletizador.

“Agora, quando um operador de linha me comunica um problema de sobrecarga de uma máquina”, posso aceder diretamente à máquina através do smartphone para resolver o problema, de modo a que o ciclo continue sem qualquer interrupção,” explica Roland Staffler, diretor de produção da Mivor.

Como o sistema da cooperativa exige uma rede de comunicação complexa entre os armazéns e o programa de gestão e planeamento de encomendas, foi acrescentado um equipamento adicional aos quatro AMR Agilox: o quinto Agilox foi o ponto de viragem. Rapidamente instalado, a integração com o sistema Mivor foi imediata e, como resultado, o fluxo do processo foi otimizado, aumentando o output das linhas de produção.

Concebida para trabalhar em segurança com as pessoas em espaços confinados, esta solução de robôs autónomos é fácil de utilizar, flexível e simples de reprogramar. “A CLS mostrou ser a escolha certa. Mesmo ao nível do serviço, estamos muito satisfeitos. Algumas vezes precisámos de peças sobresselentes que em poucos dias foram entregues”, acrescenta Roland Staffler.