A CMA CGM e a Maersk juntaram forças com o objetivo de impulsionar a descarbonização no transporte marítimo, concentrando-se na busca por combustíveis mais ecológicos para os seus navios porta-contentores.

Enquanto a Maersk optou por investir em navios capazes de operar com bio/e-metanol, a CMA CGM escolheu embarcações movidas a GNL (gás natural liquefeito), com a capacidade de utilizar também bio/e-metano, uma alternativa mais sustentável ao GNL tradicional. Ainda que estas duas alternativas sejam, atualmente, as mais maduras, ambas as empresas estão conscientes da necessidade de desenvolver outras fontes de combustível marítimo no futuro.

Especificamente, ambas as empresas de transporte marítimo vão trabalhar em conjunto para desenvolver o uso de combustíveis alternativos mais ecológicos para a propulsão de navios porta-contentores, nomeadamente:

  • Estabelecer padrões rigorosos para combustíveis alternativos sustentáveis, incluindo uma análise completa do ciclo de vida e das emissões de gases de efeito estufa associadas, bem como o apoio à produção em massa de metano e metanol verdes;
  • Desenvolver e manter normas para a operação segura e abastecimento de navios a metanol verde, além de acelerar a preparação dos portos-chave em todo o mundo para o fornecimento de bio/e-metanol;
  • Prosseguir investigações conjuntas e desenvolver outros componentes de soluções de neutralidade de carbono, como novos combustíveis alternativos, como a amónia, e tecnologias inovadoras para navios.

Além disso, a Maersk e a CMA CGM reconhecem a importância da regulamentação na descarbonização do setor de transporte marítimo e apoiam plenamente as metas reforçadas estabelecidas pela Organização Marítima Internacional para a redução das emissões de gases de efeito estufa. As empresas também encorajam medidas regionais, como o programa “Fit for 55” da União Europeia e a Lei de Redução de Emissões nos Estados Unidos, a fim de estimular a procura por soluções de transporte marítimo mais ecológicas.

“A A.P. Moller – Maersk está empenhada em acelerar a transição verde no transporte marítimo e na logística, e para isso, precisamos do compromisso de parceiros em toda a indústria. Estamos entusiasmados por ter a CMA CGM como parceira, o que demonstra que, quando nos unimos com determinação e colaboração, podemos traçar um caminho concreto e otimista em direção a um futuro sustentável” afirmou Vincent Clerc, CEO da A.P. Moller – Maersk.

Já Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM declarou que “esta parceria é um marco na descarbonização da nossa indústria. Ao combinar o know-how e a experiência de dois líderes do transporte marítimo, iremos acelerar o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, permitindo à nossa indústria alcançar as suas metas de redução de CO2”.  Ambas as empresas estão abertas a colaborar com reguladores internacionais e convidam outras empresas de transporte marítimo a juntarem-se a esta iniciativa em busca de um futuro mais sustentável.