A Ucrânia recebeu, através do novo corredor marítimo, mais três navios prontos para carregar um total de 130.000 toneladas de grãos e minérios de ferro, após, na passada semana, terem partido dois navios dos portos do Mar Negro, carregados de grãos, destinados a mercados internacionais, avança o Splash 247.

Outros navios estão preparados para fazer a viagem até ao noroeste do Mar Negro, sendo que a comunidade de transporte a granel está a observar de perto sinais de um novo seguro para cobrir as viagens para o país. A seguradora Marsh deverá revelar os detalhes sobre a cobertura do novo seguro, apoiado pelo governo da Ucrânia.

Nesta rota, as embarcações navegam próximas às costas romenas e ucranianas, passando por Chornomorsk para encontrar um barco piloto ucraniano ao largo de Odesa. Kiev já utilizou este corredor para libertar cinco navios que estavam presos no país quando a guerra começou, incluindo um porta-contentores e quatro navios graneleiros.

Aquando da retirada da Rússia da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Ucrânia foi obrigada a deslocar grande parte das suas exportações pelo Danúbio e a rotear os embarques pelo porto romeno de Constanta. Este porto está sobrecarregado, operando acima da sua capacidade.

Sergei Lavrov, ministro das Relações Externas da Rússia, indicou durante uma conferência de imprensa que as últimas propostas da ONU para restabelecer a iniciativa são “simplesmente não realistas”.