O Rainha Green Logistics Park, parte da marca Green Logistics, pertencente ao Aquila Group, estabeleceu um novo padrão de sustentabilidade ao tornar-se o primeiro parque logístico em Portugal a obter a certificação BREEAM Excellent. Este feito reflete o compromisso da Green Logistics em promover práticas de negócios mais sustentáveis no setor de logística.

A certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) é reconhecida internacionalmente como um dos sistemas de avaliação e certificação de sustentabilidade mais avançados do mundo. Através da análise criteriosa dos impactos ecológicos dos projetos imobiliários, esta metodologia tem desempenhado um papel fundamental na promoção da construção sustentável desde 1990.

O Rainha Green Logistics Park, situado numa localização estratégica na Azambuja, representa um investimento de 100 milhões de euros e abrange uma área total de 112 mil metros quadrados, distribuídos por dois edifícios. O parque logístico alcançou um desempenho “exemplar” nos critérios de eficiência energética, mitigação da poluição e conservação de recursos hídricos, destacando-se como um exemplo “notável” de como a logística e a sustentabilidade podem coexistir, pode ler-se em comunicado.

Jens Höper, diretor de Logística de Gestão de Investimentos na Aquila Sustainable Infrastructure, expressou o seu orgulho na obtenção deste certificado, afirmando que “esta certificação reconhece a dedicação e a experiência das nossas equipas, que colocaram a sustentabilidade no topo das prioridades desde o primeiro momento. A certificação BREEAM também confirma a aposta vencedora da Green Logistics em Portugal e reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de projetos na área da logística sustentável”.

O Rainha Green Logistics Park adotou diversas medidas sustentáveis, entre elas a implementação de uma bacia de retenção de água que promove a drenagem natural da água da chuva, instalações para carregamento de veículos elétricos, parques para bicicletas e painéis fotovoltaicos na cobertura para a produção de energia solar.

Este projeto também contribuiu para o desenvolvimento da infraestrutura local. Além dos elementos de sustentabilidade, o Rainha Green Logistics Park inclui um parque de estacionamento com capacidade para 343 veículos ligeiros e 51 veículos pesados, a expansão da estrada de acesso existente e uma nova via pedonal.