A crescente preocupação com o impacto ambiental das cápsulas de café levou a COLEP Packaging e o INEGI, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, a unir esforços. O resultado desta colaboração é a ECO-CÁPSULA, um projeto com o objetivo de desenvolver uma cápsula de café mais sustentável e amiga do ambiente.

Anualmente, são produzidas mais de 50 mil milhões de cápsulas de café e cerca de 75% delas acabam por contribuir para a acumulação de resíduos em aterros sanitários. Este grave problema ambiental motivou ambas as instituições a agir. A missão do projeto é clara: criar cápsulas metálicas feitas de aço ultrafino que sejam 100% recuperáveis através dos sistemas convencionais de recolha e reciclagem, eliminando assim a necessidade de coleções seletivas especiais ou alterações nos sistemas de tratamento de resíduos.

Carlos Pinto, responsável pelo projeto no INEGI, destacou que “o grande avanço em relação às soluções de alumínio ou polímero existentes será a reciclagem completa, ou seja, sem a necessidade de programas específicos de coleta seletiva ou trabalho adicional para a reciclagem. As propriedades ferromagnéticas do material escolhido facilitam esta tarefa, e as soluções inovadoras de enfraquecimento seletivo permitiram superar as limitações usuais do uso desses materiais nesse tipo de aplicação”.

As novas cápsulas foram projetadas para serem compatíveis com as máquinas de café Nespresso, bem como com outros equipamentos e cápsulas já disponíveis no mercado. Além disso, os princípios desenvolvidos neste projeto podem ser estendidos a outros formatos e tipos de embalagens de café.

José Oliveira, responsável pelo projeto na COLEP Packaging, explicou que atualmente estão “a avaliar as possibilidades de o produto entrar no mercado, por meio da interação com potenciais utilizadores da solução”. A compatibilidade com o sistema atualmente utilizado pela indústria permitirá uma rápida implementação das novas cápsulas.

Este projeto tem como base o conceito de economia circular, demonstrando que é possível encontrar soluções viáveis tanto a nível ambiental quanto económico para a reutilização de resíduos. O INEGI desempenhou um papel vital no processo de desenvolvimento do produto, fornecendo apoio na prova de conceito, conduzindo simulações numéricas e testes sensorizados, além de realizar análises de ciclo de vida (ACV) e sustentabilidade.

O projeto ‘ECO-CÁPSULA – Desenvolvimento de cápsulas metálicas de dose única, 100% recicláveis’, foi cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.