O ministro dos Transportes da Alemanha, Volker Wissing, anunciou que a DB Schenker, subsidiária de logística da Deutsche Bahn (DB), será vendida por inteiro e não em parcelas, marcando uma nova fase na evolução da empresa, segundo a Railway Supply.

A decisão de vender a DB Schenker como um todo foi tomada pelo Conselho de Supervisão e a Direção da DB, após meses de extensa pesquisa para determinar a abordagem de venda mais adequada. Esta notícia surge como uma reviravolta nos planos da Deutsche Bahn, que anteriormente considerava a possibilidade de dividir a empresa em partes menores para a venda.

Segundo relatos da agência de notícias alemã DPA, a liderança da DB Schenker está focada em garantir que o preço de compra seja financeiramente atrativo e justo para ambas as partes envolvidas. O processo de venda prosseguirá com a abertura do processo de licitação, permitindo que partes interessadas apresentem ofertas para aquisição.

As decisões finais relacionadas ao processo de venda serão tomadas pelo Conselho de Supervisão da DB Schenker, com o auxílio de bancos comerciais. No entanto, os prazos específicos para o concurso e a seleção do comprador ainda não foram divulgados. É importante salientar que a venda da DB Schenker não é um processo de curto prazo, pois requer a aprovação das autoridades de concorrência alemãs e europeias.

Os recursos gerados com a venda da DB Schenker, que historicamente oscilaram entre 10 e 20 mil milhões de euros, serão integralmente destinados à Deutsche Bahn. Espera-se que a empresa estatal utilize esses fundos para aliviar o seu substancial fardo de dívida e para futuros investimentos estratégicos.