Com uma previsão de faturação próxima dos 200 milhões de euros, o Grupo Better Foods (BF) está a caminho de assumir a liderança no setor de moagem em Portugal. Hoje, Dia Mundial da Alimentação, o Grupo Better Foods distribuiu, durante a manhã, pão, gratuitamente, na estação ferroviária de Campanhã, no Porto, de forma a assinalar este marco, realçando a sua longa relação com a ferrovia e os comboios, que remonta a 1915, quando começou a receber cereais por essa via.

Nos últimos cinco anos, a empresa, resultado da fusão entre a Moagem Ceres e a Germeno, investiu mais de cinco milhões de euros na melhoria do processo industrial e na adoção de tecnologias inovadoras, otimizando a colaboração entre as duas empresas fusionadas. Isto incluiu investimentos “na renovação das linhas de moenda de arroz e centeio, que nos permitiram potenciar a operação industrial”, bem como “de modernização nas áreas de armazenamento e logística”, de acordo com Nuno Tavares, administrador da Better Foods.

O montante global dos investimentos nas áreas de logística e distribuição ascende a um milhão de euros e incluiu os melhoramentos dos armazéns em cada uma das quatro fábricas moageiras, nos armazéns da Montepan em Montemor-o-Velho, Alverca e Algarve; bem como na rede de distribuição da Harinas Ceres, que integra entrepostos na Corunha, Pontevedra e Sevilha e ainda na frota do grupo.

Desta forma, o volume de negócios do grupo cresceu de 131 milhões de euros no final de 2021 para 192 milhões de euros no ano passado, o que representa um aumento superior a 32%. Apesar dos desafios no mercado de panificação, a administração do Grupo BF antevê manter o crescimento no último trimestre deste ano, alcançando uma faturação próxima dos 200 milhões de euros até ao final do ano.

Atualmente, a Better Foods opera sete empresas, sendo quatro delas dedicadas à produção de diversas farinhas – a Moagem Ceres, no Porto; Germen e Carneiro Campos, em Matosinhos; e Granel, em Vila Franca de Xira – e uma linha de produção sem glúten.

O Grupo Better Foods prevê transformar cerca de 400 mil toneladas de cereais até ao final do ano, com enfoque na produção de farinha de trigo para a panificação tradicional e outros setores da indústria agroalimentar. O grupo também se destaca na produção de farinhas BTP (baixo teor de pesticidas) para alimentação infantil, bem como farinhas e preparados alimentícios isentos de glúten. Adicionalmente, a empresa personaliza a produção de farinhas para os principais operadores da indústria alimentar, assim como sêmolas de trigo e milho para consumo animal.

Na área da logística e da distribuição, operam a Montepan e a Harinas Ceres. A primeira, estrategicamente localizada em Montemor-o-Velho, funciona 24 horas por dia e garante o abastecimento atempado de toda a oferta Better Foods no território continental, sendo o principal braço comercial do grupo junto da sua base de mais de 2000 clientes. A outra empresa opera unicamente em Espanha e dispõe de entrepostos na Galiza e na Andaluzia, a partir dos quais assegura a comercialização de toda a gama de produtos BF no país vizinho.

Do grupo faz ainda parte a Gergran, “joint venture” 50/50 com o grupo cooperativo francês Vivescia, fabricante dos produtos congelados de padaria e pastelaria da marca Délifrance, que em Portugal são distribuídos e comercializados por esta empresa.

No topo do grupo BF está a holding que agrupa os dois universos acionistas, ambos de raiz familiar, que protagonizaram a operação de concentração, lançada em 2017, e consumada um ano depois, com a fusão da Moagem Ceres e da Germen. Atualmente, 85% do capital da Better Foods, SA pertence aos antigos proprietários da Ceres, a MCFI, SGPS, cabendo os restantes 15% à Ribatejana, Lda., onde estão reunidos os antigos acionistas da Germen. A maior parte das vendas do grupo ocorre no mercado doméstico, representando cerca de 85% das vendas diretas. Além disso, o grupo exporta produtos para Espanha, Polónia, Reino Unido, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

“A Ceres está em Campanhã desde 1915 e mantém uma relação de vizinhança muito antiga com a ferrovia e os comboios, através da qual recebia os cereais que transformava”, sublinha Nuno Tavares. Assim, para assinalar o dia Mundial da Alimentação, o grupo decidiu “chamar a atenção dos adeptos do transporte ferroviário para essa ligação tão forte e afetiva” e em plena estação de comboios, “para que quem comece o dia utilizando a gare de Campanhã desfrute da experiência prazerosa de degustar um pão de excelência, fabricado pela panificação tradicional portuense com produtos Better Foods”, conclui o gestor.