De forma a acelerarem os processos de descarbonização da logística da aviação, a DHL Express e a World Energy, um dos principais produtores de SAF (Sustainable Aviation Fuel) e fornecedor de soluções de baixo carbono, assinaram um acordo estratégico de longo prazo para a compra de 668 milhões de litros de combustível SAF, ao longo de sete anos. Trata-se de um dos maiores e mais longos acordos SAFc (Sustainable Aviation Fuel Certificate) no setor da aviação até à data.
Através da utilização deste combustível, a DHL Express espera reduzir as suas emissões de dióxido de carbono em 1,7 milhões de toneladas, ao longo do ciclo de vida do combustível de aviação, o equivalente a 77.000 movimentos anuais de aeronaves da DHL Express na América do Norte e do Sul de forma neutra em carbono.
John Pearson, CEO da DHL Express, comenta que “a DHL Express está comprometida em ser pioneira de um futuro sustentável na logística da aviação”, e acrescenta que “ao estabelecer uma parceria com a World Energy e confirmar este acordo histórico, estamos a dar mais um passo concreto no sentido de minimizar a nossa pegada de carbono e contribuir para um futuro mais sustentável. Queremos inspirar mais fornecedores a acelerar a produção e a adoção de SAF em toda a indústria”.
Por parte da World Energy, Gene Gebolys, CEO da empresa, comenta que “temos a honra de nos juntarmos à DHL nesta missão de descarbonizar a aviação”, e realça que “a descarbonização dos setores ‘hard-to-abate’ (setores de difícil descarbonização) requer um compromisso em toda a cadeia de valor e parcerias como a que estamos a lançar hoje são fundamentais, para permitir que empresas como a DHL cumpram os seus objetivos climáticos ambiciosos”.
Em comunicado, a empresa explica que com o SAFc, “os atributos ambientais do combustível são separados do próprio combustível utilizando um modelo de cadeia de custódia ‘Book & Claim’. A abordagem Book & Claim aumenta a transparência e a responsabilidade dos combustíveis sustentáveis, assegurando que as reduções de emissões associadas a cada crédito são transferidas com exatidão e verificadas por uma terceira parte”. Deste modo, permite à DHL comprar SAFc, utilizar as reduções de emissões associadas e expandir os atributos ambientais aos seus clientes através do serviço GoGreen Plus.
Este certificado também ajuda a minimizar os custos logísticos e as emissões, uma vez que o combustível não precisa de ser enviado para todo o mundo, e ajuda a tornar o SAFc numa forma mais eficiente de descarbonizar a aviação. Adicionalmente, todos os SAFc da World Energy terão de cumprir as rigorosas normas de certificação de sustentabilidade da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), e todos os volumes serão rastreados através de um registo independente, de modo a garantir o acompanhamento das reivindicações relacionadas com o SAFc. O combustível será fornecido aos aeroportos da região de Los Angeles, perto das instalações de produção da World Energy, localizadas em Paramount, na Califórnia.
“Este acordo é mais um testemunho do ambicioso Roteiro de Sustentabilidade do Grupo DHL, que inclui o objetivo de reduzir as emissões anuais de gases com efeito de estufa do Grupo para menos de 29 milhões de toneladas de CO2e em 2030, nos âmbitos 1, 2 e 3”, destaca ainda a empresa em comunicado.