No dia 23 de novembro, entre as 9h30 e as 17h30, a Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento (APCADEC) vai reunir os profissionais de compras e procurement um novo evento na Casa Ferreirinha (Vila Nova de Gaia), para debater sobre a “Nova era de Procurement para os novos tempos de negócio”.

Será um momento que irá promover a troca de ideias e de experiências entre os profissionais do setor, bem como o networking, procurando trazer soluções para os problemas modernos da “nova era de Procurement”.

A iniciar o dia, Nuno Lameiras, member of the board of directors da Fegime, irá contextualizar através do tema “As compras como plataforma estratégica”, enquanto uma área que tem estado cada vez mais nas agendas das empresas e que tem vindo a ganhar um maior destaque para a estratégia e para a criação de valor.

Seguidamente, Pedro Pinto Barros, senior manager in business transformation da PwC, trará as conclusões do estudo “PwC’s 2022 Digital Procurement Survey” da consultora sobre esta área, sob o tema “Divulgação dos Resultados do Global Digital Procurement Survey”. Neste estudo participaram mais de 800 profissionais de procurement de 17 indústrias, em 64 países.

Após um curto intervalo, Fernando Artilheiro, diretor de compras da Jayme da Costa – Energia e Sistemas, S.A., e Patrícia Roxo, diretora global de procurement da Rovensa, falam sobre “A importância da negociação no procurement: redução de custos ou estratégia e valor?”, sob a moderação de João Brás, (ISP) – Professor de Negociação da Universidade Católica Portuguesa. Durante este momento os profissionais irão debater sobre a forma de encarar e de abordar a negociação num processo de procurement.

Depois deste momento mais estratégico, a APCADEC traz-nos sete casos de sucesso na área das compras. No caso SAP, Carlos Andrade, diretor da Unidade de Compras da JAP, traz-nos o caso “O futuro das compras no Grupo JAP”, seguindo-se André Vaz, head of sales da WTW, com o tema “Potenciar o valor do Procurement na transferência de risco”, depois o caso “Melhores práticas de gestão do risco ESG, de fornecedores nas compras”, com Juan Carlos de Oliveira, da Jaggaer, um momento Vortal com Nuno Cristino, do Crédito Agrícola, com o tema “A centralização do procurement num sistema cooperativo”, e José Mogadouro, assistant director – Corporate da Moody’s, trazendo o tema “Ferramentas para o desenvolvimento de questões ambientais, sociais e de governação (ESG) nas organizações”. Estão ainda contempladas duas outras apresentações, da Experis e do Mercado Eletrônico, cujos oradores e temas ainda se encontram por definir.

Quase a terminar o dia, o Prof. Dr. José Soares, especialista em melhorar o desempenho de pessoas e equipas em ambientes corporativos, é o orador convidado do evento.

Poderá obter mais informações através do site da APCADEC.