A Midsid, empresa de distribuição do Grupo Logista, que trabalha maioritariamente tabacarias, gasolineiras, lojas de conveniência e canal HORECA, inaugurou na passada sexta-feira, em Alcochete, a sua primeira loja Cash & Carry. Trata-se de uma complementaridade da oferta e “uma aposta clara e estratégica”, afirma Manuel Aguiar, diretor-geral do Grupo Logista Portugal, em exclusivo à Supply Chain Magazine.
Esta primeira loja representa uma aposta na diversidade de opções para o abastecimento, sendo que a Logista, empresa do grupo, já conta com a distribuição destes produtos por 15 mil clientes a nível nacional, desde pequenos quiosques a mercearias e gasolineiras, e agora, as empresas e inclusive os consumidores a título individual, podem dirigir-se também à loja física e adquirir diretamente estes produtos.
“Após a pandemia, começámos a assistir a novos hábitos dos consumidores, que começaram a preferir adquirir os seus produtos online. Mesmo após o fim das limitações, essa preferência permanece, embora alguns clientes tenham voltado às lojas”, explica Manuel Aguiar. Tendo em conta esta experiência, o diretor-geral do Grupo Logista em Portugal afirma que hoje existe um “comportamento misto” por parte dos clientes, e que sentiram necessidade de responder a esta mudança de atitude.
Ao mesmo tempo, o responsável admite que ela funciona como montra para o cliente, e mais uma ferramenta para a empresa conseguir chegar até ele. “Além dos canais tradicionais como o vendedor, o call center ou a loja online, todos os clientes podem vir visitar-nos e escolher tudo o que pretendem nesse exato momento e é esse o nosso objetivo: que os clientes, sejam eles comerciais ou individuais, que se encontrem nas proximidades, venham descobrir a nossa loja Cash&Carry e fiquem a conhecer as vantagens que a mesma lhes oferece”, destaca.
“Sentimos a necessidade de nos adaptar e criámos a oportunidade de oferecer uma experiência unificada aos consumidores, ou seja, dentro da mesma empresa, conseguimos oferecer um canal de vendas online e físico, com a abertura da nossa loja Cash&Carry” – Manuel Aguiar, diretor geral do Grupo Logista Portugal.
Ao longo dos próximos doze meses, Manuel Aguiar antecipa a abertura de seis novas lojas, em várias zonas do país, como parte do plano de expansão da empresa, que será feito tanto através de crescimento de forma orgânica, como através de novas aquisições. Manuel Aguiar reforça ainda a ideia de que o lançamento da loja “não se trata de um teste, mas sim de uma aposta clara e estratégica”, que acompanha as tendências e os hábitos de consumo dos clientes, e defende que “também as empresas têm de se adaptar”.
A loja Cash&Carry tem ainda como objetivo atrair clientes da região, oferecendo diversas vantagens face a outras superfícies comerciais, contando com preços mais acessíveis para os clientes individuais, acesso rápido e conveniente a diversas categorias de produtos como tabaco, charutos, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, confeitaria e produtos alimentares. Ao nível dos clientes comerciais, a empresa nota que os principais beneficiários serão o canal HORECA e as empresas de catering e de retalho.
No ano passado a Midsid apresentou um volume de faturação de 660 milhões de euros, e ambiciona um crescimento de 30% para este ano. Manuel Aguiar nota que neste complexo estão inseridas seis empresas do grupo, que se complementam entre si, e avança que estão a investir em transporte congelado, e que planeiam abrir um novo armazém para frio negativo, com cerca de 14.000 metros quadrados, para os próximos três anos, não tendo para já uma localização definida: “ainda estamos à procura do local ideal, mas o polo principal deverá ser aqui muito perto”.
Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, destacou durante o seu discurso que “esta nova forma de comércio no concelho vai possibilitar um incremento de mais emprego, mas também seguramente beneficiar as famílias”, visto os preços praticados serem mais baixos, bem como a importância deste investimento para o concelho.
Localização privilegiada e segurança
A loja Cash&Carry da Midsid encontra-se nas instalações do Grupo Logista em Alcochete, estando inserida no armazém da Midsid, a partir de onde é feita a distribuição destes produtos para o país. Encontra-se a menos de meia-hora de Lisboa, e por se encontrar junto ao armazém tem um rápido acesso ao stock. À porta da loja encontra-se também um Locky dos CTT, para o levantamento de encomendas.
Por transportarem produtos de grande valor, contam com um “mini-data center” para a segurança das instalações que têm ao longo do país, e para os próprios camiões. Como garantia de segurança, neste local a empresa consegue vigiar o transporte, e permitir, ou não, a abertura das portas dos veículos, um sistema desenvolvido em exclusivo pela Logista Freight, uma empresa do Grupo Logista, e que é uma solução única no mercado. Manuel Aguiar avança que este investimento na segurança também lhes permite abranger o transporte a novos tipos de produtos de alto valor, desde iPhones a arte, e que é uma área em que pretendem investir.