A análise estratégica às várias soluções para reforço da capacidade aeroportuária de Lisboa é divulgada a 5 de dezembro. O relatório final para decisão política só ficará pronto após consulta pública.

O relatório, que será apresentado em conferência, avalia as várias opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa. As opções estratégicas, nove, incluem uma solução dual, em que o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar, incluindo a capacidade para o aeroporto principal substituir integralmente a operação do aeroporto secundário; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um Aeroporto localizado em Santarém o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD. No trabalho que tem desenvolvido, a CTI adicionou ainda à lista as opções AHD com o Campo de Tiro de Alcochete; Vendas Novas mais Pegões; AHD com Vendas Novas-Pegões; e Rio Frio mais Poceirão.

A avaliação terá por base cinco factores críticos (segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; e investimento público e modelo de financiamento), 24 critérios de avaliação e 88 indicadores.

Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública por um período de 30 dias úteis. Findo esse prazo, a CTI elaborará o relatório final e o grupo de trabalho será extinto.