A tecnológica Stratesys, em parceria com a SAP, organizou um ciclo de conferências para discutir a importância da tecnologia para as organizações, em diversos setores. A última sessão decorreu na sede da SAP, em Oeiras, e teve como tema central “Como a tecnologia ajuda as empresas a serem sustentáveis”.
Os especialistas discutiram a utilização da tecnologia na medição do impacto ambiental, fundamental para uma implementação eficaz dos critérios de sustentabilidade e dos fatores ESG (indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa). Mas como se tornam as medidas reais? Com soluções tecnológicas adaptadas às diversas áreas.
Mario Izquierdo, responsável pelo Departamento ESG e Sustentabilidade da Stratesys afirma que: “Não conseguimos gerir aquilo que não conseguimos medir. Só com dados concretos de impacto ambiental ou da pegada de carbono, será possível que as empresas avaliem essa pegada, as suas origens, e avancem com a implementação medidas concretas que lhes permitam melhorar os seus processos e serem mais sustentáveis”.
Atualmente, as empresas têm de cumprir determinados critérios, não apenas por imposição legal, mas também porque hoje estamos perante um consumidor mais exigente e informado, que reconhece quando está perante Greenwashing. “Desta forma, dispomos de plataformas que medem fatores como a pegada de carbono de uma organização e ajudam a cumprir as diretivas impostas pela União Europeia, nomeadamente o relatório de Gases de Efeito Estufa”, sublinha Mario Izquierdo, acrescentando que “são estes relatórios permitem diferenciar as empresas que realmente se preocupam com a sustentabilidade das que dizem que são sustentáveis”.
Este evento contou com a participação especial de Alexandre Caldas, Diretor das Nações Unidas, Chief Early Warning and Data Analytics UNEP, que abordou o papel da tecnologia para a sustentabilidade ambiental, referindo temas como a importância da acessibilidade de dados, os objetivos de desenvolvimento sustentável. “As empresas assumem atualmente, como prioridade, terem uma atividade mais sustentável., passando esta preocupação a fazer parte dos processos de negócio. Só assim é possível dar resposta aos três grandes desafios identificados pela UNEP: alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição”, sublinha Alexandre Caldas.
Fizeram parte do painel de oradores: Filipe Costa, Cloud Sales Director SAP Portugal, José Tavares, Chief Operations Officer SAP Portugal, Alexandre Caldas, Director of the United Nations, Chief Early Warning and Data Analytics UNEP e Mario Izquierdo, Head Of ESG & Sustainable Development Center, Stratesys.
Nos eventos anteriores, a Stratesys e a SAP debateram a importância da tecnologia para a gestão de recursos humanos e retenção de talentos, e o futuro da área de procurement.