“Nova era de Procurement para os novos tempos de negócio” foi o mote do evento organizado pela Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento (APCADEC), que juntou cerca de 130 pessoas na Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia, no passado dia 23 de novembro.

O evento contou com a participação de vários profissionais da área, que abordaram temas-chave para o setor, desde a importância da criação de valor na área das compras, a digitalização de processos, gestão de risco e sustentabilidade.

Estes tópicos foram sendo abordados durante as várias sessões, nomeadamente na mesa redonda que tinha como tema “A importância da negociação no procurement: redução de custos ou estratégia de valor?”, mas também nos casos de estudo apresentados pelas empresas presentes, e ainda durante a divulgação dos resultados de um estudo desenvolvido pela PWC.

No final, a associação atribuiu o Prémio APCADEC by EIPM à Bondalti, distinguida como a melhor organização de compras de 2023 em Portugal. Este prémio tem como objetivo reconhecer as empresas portuguesas pelas suas práticas de compras. A área de procurement da Bondalti, que foi também eleita vencedora nas edições de 2019 e 2020, foi distinguida um grau de maturidade 4+ na “EIPM Reference Maturity Levels”, sendo o grau máximo 5.

Por sua vez, à Rovensa foi atribuída uma Menção Honrosa por parte da APCADEC. De acordo com a declaração de Patrícia Roxo, diretora global de procurement da empresa, a equipa foi “submetida a um assessment rigoroso e extenso com recurso a uma ferramenta de avaliação online do EIPM, BEE-BEST, uma poderosa ferramenta de benchmark, através da qual são comparadas as nossas práticas com as implementadas nas ‘Best in Class’ organizações de Procurement, e que nos permite traçar um caminho no sentido da melhoria e transformação para a excelência”.

Poderá ler a reportagem completa do evento na edição #48 da Supply Chain Magazine.