O Grupo Sovena iniciou a sua operação numa nova fábrica em Luanda, Angola, para a produção e embalamento do óleo Fula. Em comunicado, a empresa indica que este investimento “consolida o compromisso da Sovena com a produção local, impulsionando a eficiência da cadeia de abastecimento no mercado angolano”.

Através do investimento de 18 milhões de euros, o Grupo Sovena tem como objetivo criar em Angola uma cadeia de produção “eficiente” que assegure a produção, processamento e fornecimento dos produtos nesse mercado, substituindo a importação.

A fábrica integra linhas de embalamento com capacidade para 45 milhões de litros por ano, e conta ainda com capacidade de expansão. Incluído no valor total aplicado, há uma parte alocada a equipamento e stocks.

“A Sovena está também a estudar a possibilidade de apostar na área agrícola e, Angola, com a certeza de que é um setor que requer muito investimento, muito know-how e com um longo caminho a percorrer para criar as infraestruturas de suporte (comercialização de equipamentos e insumos: sementes, adubos, armazenagem, transporte) e para adaptar as práticas agrícolas às condições específicas de cada zona de Angola”, avança Jorge Melo, CEO da Sovena.

Este projeto emprega 18 quadros locais e, até ao final de 2023, irá aumentar para 50 colaboradores, contribuindo ainda com 100 empregos indiretos.