A CoRe Capital entrou no capital da Palsystems, empresa de Viseu que produz paletes de madeira para o mercado nacional e europeu, no âmbito de um investimento realizado em parceria com a WAM Investments, avança o Dinheiro Vivo.
A sociedade gestora de capital de risco “pretende aumentar a capacidade da empresa através da modernização das linhas de montagem e do aproveitamento dos subprodutos da cadeia de produção para a cogeração energética”, indica.
Pedro Soares David, sócio da CoRe Capital e presidente do conselho de administração da empresa de Viseu, afirma que a sociedade gestora de capital de risco “projeta o crescimento da Palsystems para um mercado logístico em grande expansão através de dois eixos: dotar a empresa de maior capacidade de resposta à crescente procura internacional de paletes e reforçar a gestão para garantir maior eficiência num novo modelo de negócio sustentável e circular”.
O responsável acrescenta que o investimento será canalizado para “a produção, aluguer, reutilização, reparação, renovação e reciclagem de paletes de madeira, com um grande foco no aproveitamento dos subprodutos do processo produtivo para cogeração de energia”.
Por parte da WAM Investments, que detém 40% da empresa, o líder Adelino Costa Matos, salienta que “ambicionamos o reforço do posicionamento da Palsystems como um dos maiores e melhores fabricantes nacionais do setor, aumentando o seu nível de sustentabilidade e eficiência através da gestão circular dos recursos”.
Em 2022, a Palsystems gerou 14 milhões de euros em vendas, sendo que 15% desse valor corresponde a exportações.