A Deutsche Bahn iniciou o processo de venda da sua subsidiária logística DB Schenker, de acordo com o comunicado oficial emitido pelo Grupo DB, que delineia um processo “aberto” e “não discriminatório” para a venda das ações. A condição para a venda está dependente de vantagens económicas para a Deutsche Bahn em todos os aspetos.
A posição sólida da DB Schenker no mercado contribuiu para o crescimento económico do grupo ao longo dos anos, mas, de acordo com o comunicado oficial, “a subsidiária da DB precisará de mais capital e flexibilidade para o seu próprio crescimento”.
O Grupo DB ficará com todos os recursos provenientes da venda, sendo que grande parte será utilizado para reduzir dívidas. A Deutsche Bahn já concluiu ou concordou contratualmente com a venda de várias unidades de negócio em mercados estrangeiros, e agora fará o mesmo com a DB Schenker. “O nosso objetivo é servir o clima, as pessoas e a economia, aumentando substancialmente os volumes de carga e passageiros através de serviços ferroviários ecológicos”, pode ler-se no comunicado.
Em dezembro do ano passado, o conselho fiscal da Deutsche Bahn AG atribuiu à direção executiva da DB a tarefa de analisar o caso e preparar-se para uma possível venda de todas as suas ações na DB Schenker. A decisão final sobre a venda será baseada numa “resolução separada” adotada pelo conselho fiscal no final do processo, que também estará sujeito ao desenvolvimento do mercado capital.