A Rhenus está a reestruturar as suas soluções de grupagem para o transporte rodoviário de mercadorias na Europa. Após uma fase de testes bem-sucedida na Alemanha, a nova estrutura organizada já está a ser aplicada em toda a rede europeia, através da solução Groupage Network 2.0, criada para aumentar a eficiência, revela a empresa em comunicado.

A aposta visa permitir aos clientes usufruir de prazos de entrega “muito mais curtos” e frequências de partida “mais elevadas”, com ligações e partidas diárias em todo o continente, independentemente da sua localização.

É através de uma estrutura de hub, envolvendo vários países, que se processam importações e exportações diariamente. As remessas são, inicialmente, encaminhadas para o país de entrada, que atua como principal ponto de transbordo regional nas “nações relevantes”, como o serviço logístico de primeira milha. A partir desse momento, a Rhenus transporta as mercadorias para o centro europeu central, onde a carga será consolidada de acordo com o seu destino, e enviada.

Carsten Hölzer, diretor-geral da Rhenus Road Freight, explica que “selecionámos Hilden, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestefália, como o centro estratégico e geograficamente adequado para atuar como ponto de transbordo pan-europeu, após uma análise do centro de gravidade”. Acrescenta ainda que “podemos oferecer distâncias curtas e serviços principais eficientes, recolhas e entregas finais aqui”.

Segundo o comunicado oficial, deixará de existir “áreas em branco” no mapa da Europa graças a uma maior frequência de entregas de transitários no setor da carga geral.

O serviço diário para remessas permite ainda combinar as soluções de transporte com opções de armazém local e transbordo. A Rhenus oferece este serviço em que os clientes têm acesso a armazenamento local próximo das suas cadeias de abastecimento. “Como resultado, as duas opções em conjunto permitem operações logísticas muito mais flexíveis com escalonamento eficiente para cima e para baixo, consoante as necessidades do cliente”, refere a empresa.