É o regresso da OOCL ao Porto de Lisboa, com a escala do porta-contentores Lady Jane, o primeiro navio do serviço EEX-Europe East Coast South America Express.
Esta escala está integrada no novo serviço para a América do Sul, que teve início no último trimestre de 2023, o qual é operado conjuntamente por mais dois armadores, a COSCO e a ONE.
“A disponibilidade oferecida por esta ligação reafirmou o posicionamento do Porto de Lisboa como plataforma de exportação para empresas nacionais, bem como para outros mercados europeus que poderão utilizar serviços feeder, beneficiando das vantagens que esta rota proporciona na ligação à América do Sul”, informa a administração portuária.
A carga movimentada do Porto de Lisboa com o Brasil ronda os 1,5 milhões de toneladas, destacando-se como principais produtos na exportação, o azeite, o vinho, a fruta e as conservas.
O navio Lady Jane, que escalou o Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Yilport Liscont, é um porta-contentores com 294,5 metros de comprimento e capacidade para 5000 TEU. Antes da capital portuguesa escalou os portos de Hamburgo e Antuérpia e vai dirigir-se para Algeciras e depois para o porto de Santos, no Brasil.