É um ano de mudanças para a Maeil. E de crescimento também. A completar 25 anos, a tecnológica portuguesa entra numa nova fase e reinventa-se: juntou forças e competências com a  ID4 Software, passa a chamar-se Devlop, aumenta a presença geográfica e amplia o seu campo de atuação, acompanhando as necessidades de digitalização da supply chain e das empresas.

 

“É uma nova etapa, não é uma nova empresa. Trazemos connosco todo o trabalho e conhecimento destes 25 anos”, comenta Hugo Duarte da Fonseca, managing partner. Com a aquisição da ID4 Software, empresa da região de Leiria, com uma oferta complementar à da Maeil, mais focada nas soluções para a logística e para a supply chain, nasce a Devlop.

“Crescemos em número de pessoas, mas também no portfólio de produtos, soluções e clientes”, salienta Hugo Fonseca, uma vez que com a ID4 Software veio também um leque muito interessante de clientes, nomeadamente da área do retalho e distribuição, pois os WMS são uma competência forte da empresa de Leiria, que lhes foi granjeando notoriedade ao longo do tempo. Não menos importante é a relação quase umbilical que a software house tinha com a Generix e que Hugo Fonseca quer manter. “Passa a ser um parceiro essencial na Devlop, tal como era na ID4 Software”.

Além da cobertura geográfica nacional que a Devlop agora ganha, com presença em  Cascais, Aveiro e Leiria, duplicam praticamente o tamanho da equipa, pois passam a ser perto de 50 pessoas, muito focadas na engenharia e desenvolvimento interno de produto. Essa é, aliás, uma característica distintiva da empresa e que Hugo Fonseca quer manter: “metade da equipa são engenheiros de software, pessoas que desenvolvem produto próprio. Engenharia portuguesa. E queremos que o mercado reconheça cada vez mais este nosso posicionamento e que venha falar connosco sobre novos negócios, porque a transformação digital está aí.”

A digitalização é um caminho sem volta e ainda há muito para fazer, não só nas pequenas mas também nas grandes empresas. Hugo Fonseca concretiza: “neste momento, vindos da ID4 Software temos mais de 40 projetos em andamento, só para dar uma ordem de grandeza. Ou seja, todas as empresas têm necessidade de continuar a investir, continuar a fazer este caminho do digital para ter cada vez mais integrações, mais automatismos e mais eficiência. É fundamental ter ferramentas adequadas e trabalhar digitalmente”.

O managing partner da Devlop olha para 2024 como um ano determinante “para concluirmos a integração, das pessoas e da cultura das empresas, normalizar o trabalho e os processos, para também nós sermos mais eficientes”.

Não obstante, o gestor está atento ao mercado, que considera ainda muito fragmentado, e às oportunidades. A estratégia é consolidar e continuar a crescer e  Hugo Fonseca deixa escapar que “temos um parceiro financeiro connosco e há outra operação prevista para breve. Falta apenas limar alguns detalhes”. É esperar para saber qual é a aquisição que se segue.

Entrevista completa para ler brevemente na Supply Chain Magazine.