A Hapag-Lloyd e a Maersk assinaram um acordo para uma nova colaboração operacional. A aliança chama-se “Cooperação Gemini” e terá início em fevereiro de 2025. O objetivo é fornecer uma rede oceânica flexível, interligada e fiável.
“A parceria com a Maersk ajudar-nos-á a aumentar ainda mais a qualidade que oferecemos aos nossos clientes. Além disso, beneficiaremos de ganhos de eficiência nas nossas operações e de esforços conjuntos para acelerar ainda mais a descarbonização do nosso sector”, afirma Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.
A nova aliança incluirá uma frota de cerca de 290 navios, com uma capacidade combinada de 3,4 milhões de contentores (TEU); a Maersk utilizará 60% e a Hapag-Lloyd 40%.
“Ao iniciarmos esta cooperação, estaremos a oferecer aos nossos clientes uma rede marítima flexível que irá elevar a fasquia da fiabilidade na indústria. Isso fortalecerá a nossa oferta de logística integrada e responderá às necessidades dos nossos clientes”, diz Vincent Clerc, CEO da Maersk.
No âmbito do acordo, as duas empresas estabeleceram o ambicioso objetivo de assegurar uma fiabilidade dos horários superior a 90% quando a rede estiver totalmente operacional. Para além da melhoria da qualidade do serviço, querem propporcionar melhores tempos de trânsito em muitos dos principais corredores porto-a-porto.
Ambas as empresas estão empenhadas na descarbonização das suas frotas e estabeleceram os objetivos de descarbonização mais ambiciosos do sector: a Maersk a visar a neutralidade líquida em 2040 e a Hapag-Lloyd em 2045.
Como consequência da adesão a esta cooperação, a Hapag-Lloyd deixará “The Alliance” no final de janeiro de 2025. Em janeiro de 2023, a Maersk e a MSC anunciaram que a aliança 2M terminará em janeiro de 2025.
Durante 2024, a Maersk e a Hapag-Lloyd planearão cuidadosamente a transição das suas atuais alianças para a nova cooperação operacional. Aguardam-se os próximos capítulos e mais pormenores sobre a “Cooperação Gemini”.