A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) irá avançar com o projeto de modernização e reordenamento das vias portuárias do Porto de Leixões, através de um investimento na ordem dos 6.82 milhões de euros.
O projeto abrange a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), bem como a requalificação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e respetivos acessos.
A obra, que deverá estar concluída em outubro de 2027, está incluída no Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, no âmbito do Aviso Infraestrutura Portuária (RTE-T) – Porto de Leixões 1º aviso, cuja taxa máxima de comparticipação ascende aos 85%.
Em comunicado, a ADPL refere que este é um dos seis projetos de investimento no âmbito do Sustentável 2030, cujo objetivo passa por “melhorar as condições de operação e de realização de atividades logísticas no Porto de Leixões, apoiar a transição energética do setor portuário, reforçando ainda a resiliência da infraestrutura e promovendo a intermodalidade para as mercadorias na área portuária, bem como a expansão da capacidade marítimo-portuária”.