A Pinto Basto foi responsável por um processo de transporte em crosstrade de seis transformadores de 55 toneladas, bem como os seus respetivos acessórios, da China para a Noruega, tendo como finalidade uma subestação energética em construção, que irá suportar um novo centro de dados para uma das redes sociais mais utilizadas do mundo.

Os equipamentos foram carregados utilizando as gruas do navio e, devido às suas dimensões, peso e quantidade, foi necessário contratarem uma parte de carga de um navio, tendo esta operação sido dividida em três partes.

A primeira parte envolveu o processo de transporte do material desde Taicang (China) até Oslo (Noruega). A segunda, envolveu a descarga dos transformadores, e por fim, na terceira parte, a entrega e posicionamento dos transformadores e acessórios no local de construção em Hamar.

“No decorrer de todas as operações na Noruega, elementos da equipa de operações especiais da Pinto Basto estiveram fisicamente presentes a monitorizar e coordenar as operações de descarga, transporte e posicionamento dos transformadores no local indicado para o efeito”, indicou a empresa em comunicado, acrescentando ainda que “a presença da Pinto Basto no teatro de operações foi altamente valorizada, tendo sido garantido o cumprimento rigoroso de todo o planeamento enquanto foi também assegurada a segurança e integridade da carga”.