O Metro de Madrid está a trabalhar num projeto piloto que consiste na entrega de mercadorias para distribuição de última milha, dividido em dois cenários: em Valência, com a Cosco Shipping Lines Espanha e parceiros da La Fundación Valencia Port, através do projeto FOR-FREIGHT; e em Madrid, com a DHL Exel Supply Chain Espanha e o Metro de Madrid, avança o C de Comunicación.
Os contentores que chegam ao porto de Valência são descarregados dos navios, carregados em camiões ou comboios, e transportados até ao armazém da DHL em Madrid, onde a mercadoria é armazenada. Daí, os pacotes são recolhidos e agrupados em contentores, que a transportadora leva até ao depósito do Metro de Madrid.
Depois, cada contentor roll-off será colocado no comboio antes de se dirigir para a primeira estação do percurso onde serão descarregados, e os pacotes distribuídos na estação, onde o cliente final os poderá recolher.
O projeto FOR-FREIGHT já existe há um ano e tem permitido vários benefícios, como uma gestão mais eficaz e sustentável dos fluxos de mercadorias, fretes em aeroportos, portos, terminais terrestres e vários nós logísticos.
Há ainda o projeto Delphi Mobility, no qual o Metro de Madrid também efetua entregas ao domicílio com a ajuda da associação Koiki.