A iniciativa Eco_Ferro está a decorrer na região de Aragão, com o objetivo de desenvolver uma plataforma digital que ajuda a descarbonizar e reduzir a pegada de carbono dos comboios de mercadorias e de passageiros.

 

Este projeto conta com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha e fundos Next Generation da União Europeia. Participam no projeto as consultoras Hiberus Tecnología e Switching Consulting, os clusters logísticos e energéticos de Aragão (ALIA e Clenar) e o operador logístico de transporte de mercadorias MEDWAY.

Pretende-se desenvolver uma plataforma digital que determine com precisão e em tempo real o consumo de energia das locomotivas durante a operação. O objetivo é melhorar a eficiência energética do transporte ferroviário, bem como promover a sustentabilidade e a descarbonização deste meio de transporte através da redução da sua pegada de carbono e das suas emissões.

O projeto Eco_Ferro conta com o apoio do concurso 2023 para apoiar Grupos Empresariais Inovadores (AEI) do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha e financiamento da União Europeia através dos fundos Next Generation EU.

 

Análise e big data

Para o desenvolvimento deste projeto serão utilizadas tecnologias da Indústria 4.0, computação em nuvem, big data, inteligência artificial e machine learning. Com a informação gerada e gerida através da plataforma digital, os operadores ferroviários poderão controlar técnica e financeiramente a energia consumida por uma determinada locomotiva num determinado percurso, saber a diferença de custos entre a utilização de uma locomotiva eléctrica versus uma diesel, prever o consumo e custos de energia a curto e médio prazo e medir a eletricidade produzida na regeneração.

Além disso, o projeto procura desenvolver uma ferramenta digital que permita integrar as variáveis ​​de consumo de energia do transporte ferroviário, com os custos derivados do preço dos mercados de energia e o seu impacto ambiental. Com esta ferramenta pretende-se melhorar os padrões de consumo e estimular a descarbonização do sistema, conseguindo uma redução destes custos tanto a nível económico como ecológico.

 

Logística, energia e sustentabilidade

Para o desenvolvimento do projeto Eco_Ferro uniram-se forças das áreas da logística, energia e tecnologias da região de Aragão, todos setores estratégicos para a comunidade autónoma e com projeção internacional.

Além da experiência proporcionada pelo Cluster Logístico de Aragão (ALIA) e pelo Cluster Energético de Aragão (Clenar) nas respetivas áreas, também participa na iniciativa a consultora tecnológica Hiberus – que dará todo o suporte tecnológico ao projeto – e a empresa Switching Consulting, que já possui uma vasta experiência como consultora energética no sector ferroviário, com clientes como Renfe, Metro de Madrid, Metro de Sevilla, Metro de Málaga ou Talgo, entre outros. Por sua vez, o operador logístico de transporte de mercadorias MEDWAY fornece a locomotiva e os equipamentos para poder realizar as medições e recolher dados.

O projeto Eco_Ferro encontra-se na sua primeira fase de desenvolvimento com a expectativa de que, nos próximos anos, sejam introduzidas novas melhorias e funcionalidades na plataforma digital. A iniciativa é também escalável, permitindo aos operadores ferroviários de qualquer parte do mundo aplicar e desenvolver esta plataforma para melhorar a eficiência energética dos comboios e reduzir o seu impacto ambiental.