A Heineken transformou as suas operações logísticas europeias, tendo reduzido 52% em garrafas únicas e 50% na quantidade de embalagens secundárias que utiliza. Além disso, passou de 25 equipas de planeamento de supply chain e operações para apenas uma, e reduziu em 24% as emissões de carbono na produção, em comparação com os níveis de 2018, segundo a Supply Chain Digital.

Na Europa, a Heineken detém 25 empresas operacionais. Thibaut Boidin, CEO da Heineken na Roménia e responsável pelo projeto, revela que a empresa teve em consideração quatro objetivos para transformar a sua cadeia de abastecimento europeia: simplificar a complexidade dos seus produtos e embalagens, alavancar a sua rede de empresas operacionais, melhorar e harmonizar a sua forma de trabalhar, e projetar operações de baixo carbono.

Ao Boston Consulting Group, Thibaut Boidin referiu que a empresa não teve de esperar muito tempo até a transformação começar a dar frutos, e que no seu primeiro ano já tiveram resultados positivos.

O responsável também liderou o Transformation Management Office (TMO) da Heineken e indicou que foi vital para o sucesso do projeto. “Foi absolutamente crítico porque, enquanto conduzimos uma transformação, temos de assegurar a continuidade do negócio no dia a dia”, indica.