A JTM – Join The Moment anunciou a abertura de um escritório em Istambul (Turquia), uma localização estratégica para o grupo que irá servir como “um centro crucial para fortalecer a nossa presença global e criar parcerias estratégicas locais”, avançou a empresa.
A nova localização começou por ter apenas três pessoas, mas a JTM acredita que o número de colaboradores poderá crescer muito rapidamente ao longo dos próximos dois anos, à semelhança da origem da própria empresa-mãe, em 2011, quando eram apenas cerca de 20 colaboradores, sendo que hoje já são mais de 170, espalhados pelo mundo.
A entrada em novos mercados emergentes é vista como um fortalecimento da marca a nível global, e aumenta a reputação da empresa, demonstrando compromisso com a expansão e diversificação, afirma. “Claro que também traz riscos e desafios, como a adaptação a diferentes culturas, regulamentações e a concorrência local, daí o investimento prévio na análise detalhada do mercado-alvo e no desenvolvimento de uma estratégia sólida para garantir o sucesso da expansão”.
A JTM nota que, adicionalmente à expansão de novas rotas, a entrada em mercados emergentes pode proporcionar acesso a novos talentos e conhecimentos locais, que podem ser benéficos para o crescimento da empresa.
“O foco desta localização, um mercado de transportes atrativo e promissor, vai abranger quer importação, quer exportação a nível mundial, com especial foco na Península Ibérica, EUA, Brasil, Comunidade de Estados Independentes (CIS) e Extremo Oriente”, revela a empresa.
Estratégia de expansão
Questionada pela Supply Chain Magazine sobre a estratégia de expansão e investimento, a JTM destaca que a chegada a novos mercados emergentes representa um passo importante, devido ao potencial de crescimento e às oportunidades que esses mercados acrescentam. “Esta expansão internacional é um passo significativo no caminho que queremos trilhar para consolidar a nossa eficiência e excelência operacional em mercados-chave”, afirma a empresa.
Ao longo dos últimos doze anos, e especialmente nos mais recentes, a JTM tem apresentado “uma estratégia de expansão consolidada e consistente”, com a abertura de um escritório a cada dois anos nos EUA. No caso da Turquia, a abertura desta filial teve também em conta a localização privilegiada entre dois continentes. “Explorar novos mercados aumenta a nossa exposição e visibilidade dentro da comunidade logística global, o que ajuda a identificar potenciais oportunidades de negócios”, aponta, acrescentando as oportunidades de colaboração com profissionais do setor, que levam à expansão do alcance do negócio.
A empresa mostra-se empenhada na análise constante do mercado internacional que possa complementar a sua oferta global, incluindo analisar as tendências do mercado dos transportes, preferências do consumidor, sensibilidades culturais, requisitos regulamentares e a concorrência. Ao mesmo tempo, procuram identificar possíveis parcerias nestes novos mercados, através de relacionamentos com prestadores de serviços locais, como despachantes aduaneiros, agentes de transporte e instalações de armazenagem, que possam ajudar a simplificar as operações locais e garantir processos de transporte abrangentes. “Temos sempre o cuidado, antes de avançar, de entender as regulamentações comerciais locais, os procedimentos aduaneiros e a documentação necessária para um parceiro local alinhado com a nossa visão e valores”, aponta ainda a JTM.
“A identificação e colaboração com parceiros locais, como distribuidores, fornecedores ou agentes, são fundamentais para acelerar a entrada no mercado. O estabelecimento de alianças estratégicas com empresas locais, pode fornecer informações valiosas sobre o mercado local, melhorar a oferta de serviços e ajudar a superar barreiras culturais e linguísticas”.
Ao nível da estratégia de diferenciação, avança que procuram manter uma comunicação regular e aberta nas cooperações a longo prazo, para manter uma forte relação com os clientes. Para além disso, destaca as relações de transparência e de confidencialidade, responsabilidade, ética e integridade, bem como uma abordagem proativa, antecipando as necessidades futuras dos clientes para ”estar sempre um passo à frente do mercado. Dedicamos tempo para entender os objetivos e desafios dos nossos clientes, para personalizar os nossos serviços às suas necessidades específicas, enquanto especialistas na nossa área”.
Embora sem especificar os próximos passos, antecipa estar atenta a outros mercados, e realça que “a expansão e cooperação global é decisiva para a JTM. Manter uma relação de cooperação de longo prazo com os nossos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, baseada numa relação de confiança que promova uma abordagem proativa e ofereça novas soluções. Tudo isto exige esforço e dedicação”.
“O nosso foco tem sido a procura constante pela excelência, e temos colaboradores altamente qualificados e conhecedores do negócio. E também estamos a falar de pessoas felizes. Existe um foco diário na implementação de benefícios para garantir a motivação e felicidade das nossas pessoas. A JTM são as pessoas”, conclui.