A MC tornou-se a primeira retalhista portuguesa com metas validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), obtendo a distinção máxima no ranking do Carbon Disclosure Project (CDP). Para além desta, também conquistou o top 3 do The Global Commitment Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation (EMF).
Estas condecorações adquiridas através das suas metas de 2023 reforçam o compromisso da MC para com a sustentabilidade, parte integrante da sua estratégia corporativa, assente em compromissos e objetivos transversais.
A SBTi tem como objetivo auxiliar as empresas a atingirem metas de emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo que os objetivos da MC são de, até 2032, reduzir em 51% as emissões de GEE nas suas operações, e em 31% nas emissões da sua cadeia de abastecimento, em relação a 2022. Também na sequência deste compromisso, até 2040 procura atingir a neutralidade carbónica das suas operações.
Em 2023, a MC registou uma redução superior a 34% das suas emissões (âmbito 1 e 2) quando comparadas com as de 2018. Para atingirem esta meta, investiram na produção on-site e aquisição de energia de origem renovável, implementaram medidas de ecoeficiência, eletrificação dos consumos e alteração das centrais de frio.
Ao nível da sua supply chain, a MC tem vindo a desenvolver um trabalho conjunto com os seus fornecedores. A plataforma “Footprint MC”, desenvolvida pela empresa e que permite aos produtores avaliar a pegada carbónica e hídrica dos seus produtos e identificar oportunidades de melhoria, e o Clube de Produtores Continente, que ao longo de 25 anos procura alinhar os produtores pelas melhores práticas.
Através da instalação de postos de carregamento para viaturas elétricas (Plug & Charge), a MC também permite a integração de energia renovável produzida nas lojas Continente, uma iniciativa financiada pelo Banco Europeu de Investimento e pelo European Fund for Strategic Investments já instalou 294 pontos de carregamento em 76 lojas, desde setembro de 2020, e registou mais de 450 mil utilizações, com uma média diária de 85.000km carregados, evitando a emissão de 4.000 toneladas de CO2.
No início deste ano foi distinguida pela sua liderança no combate às alterações climáticas pelo CDP, uma organização ambientalista global sem fins lucrativos, que integrou a MC na sua “A List”, onde se encontram as empresas com melhor desempenho e transparência a nível mundial. De destacar que a CDP é a organização que detém a maior base de dados ambiental do mundo, sendo que das 23 mil empresas a nível mundial, apenas cerca de 1% atingiu o nível “A”.
No âmbito do The Global Commitment Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation, o compromisso e desempenho da MC para o uso responsável de plásticos foi novamente destacado, colocando a MC entre os melhores retalhistas a nível global, entre mais de 1.000 organizações. Este relatório avalia o progresso das empresas unidas em prol de uma economia circular para os plásticos.
A MC atingiu o top 3 na percentagem de embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, bem como na incorporação de plástico reciclado, apresentando um desempenho acima da média do retalho, quando comparada com signatários de todo o mundo e do seu setor.
A empresa tem um plano de alteração das suas embalagens em curso, para garantir o desenvolvimento, de raiz, de embalagens recicláveis para os seus produtos. Em 2023 a MC reviu estas diretrizes, o que deu origem ao Manual de Packaging Sustentável da MC, e à disponibilização de um percurso formativo para colaboradores e fornecedores.
Mariana Pereira da Silva, Head of Sustainability da MC, afirma que “na MC, a sustentabilidade é uma das bases da Estratégia Corporativa. Está assente em compromissos e objetivos concretos para as áreas mais relevantes da nossa atividade. Uma ambição sustentada por roadmaps que orientam as linhas de ação e as iniciativas a serem implementadas pelas nossas equipas dentro de um horizonte temporal específico. São ações que ultrapassam as fronteiras da nossa organização e visam apoiar e acelerar a transformação necessária em toda a nossa cadeia de valor, pois a construção de um futuro sustentável só será possível através um esforço conjunto e concertado dos diferentes stakeholders”.