O ZirConic é a mais recente inovação criada pela divisão Pallecon da CHEP Europa. Consiste num contentor dobrável, feito com 97% de resíduos de plástico pós-consumo do respetivo peso total, e foi concebido para responder a diferentes necessidades das indústrias, como embalagem, adesivos, comércio eletrónico e coembalagem. A CHEP disponibiliza o equipamento através do respetivo serviço de pooling circular.
Em comunicado, a marca indica que o design do ZirConic “dá prioridade a melhorias em termos de ergonomia e segurança para os clientes, ao mesmo tempo que incorpora várias características de design inovadoras, para facilitar os processos e as operações manuais e automatizadas”. De forma a aumentar a eficiência de pooling, a possibilidade de dobragem do design permite “uma capacidade extra” de transporte para contentores vazios. O equipamento é capaz de transportar 708 litros e 750 kg.
Além disto, o contentor tem ainda uma componente de digitalização que permite visibilidade sobre os envios dentro da respetiva cadeia de abastecimento. “Os dados recolhidos facultam informações sobre a localização dos contentores, padrões de utilização e tempos de ciclo, possibilitando que os clientes identifiquem oportunidades para aumentar eficiências e melhorar a gestão das respetivas operações de negócio”, pode ler-se no comunicado.
Quanto à sustentabilidade ambiental, a CHEP também pode disponibilizar uma análise sobre o ciclo de vida das emissões de CO2 que uma empresa pode poupar ao optar pela utilização deste contentor, utilizando dados específicos partilhados com o cliente.
“A transformação de resíduos de plástico pós-consumo numa plataforma reutilizável e com durabilidade é um exemplo de regeneração que aproxima mais a nossa empresa da nossa ambição de criar uma cadeia de abastecimento mais sustentável”, afirma Nicholas Gibbons, general manager da CHEP Pallecon Europa. Acrescenta ainda que “temos o orgulho de apresentar um produto versátil que é fácil de manusear, desde o design do contentor até à sua ergonomia e características de utilização prática, em diferentes setores e áreas de trabalho”.