Em 2023 a Dachser investiu em aquisições e joint ventures em todo o mundo, alargando a rede de agências integradas. Para 2024 o gigante global de supply chain centra o seu foco na digitalização, proteção ambiental e pessoas.
Em 2023, apesar da menor procura logística a nível mundial, na Dachser, o transporte rodoviário europeu manteve-se estável. Em contrapartida, o transporte aéreo e marítimo foi afetado por um excesso de capacidade significativo e por uma queda acentuada das tarifas. Como consequência desta realidade, o volume de negócios do Grupo registou uma queda de 12,5 por cento, comparativamente ao ano anterior, situando-se na ordem dos 7,1 mil milhões de euros. Já o volume transportado diminuiu 4,6 por cento, para cerca de 77,4 milhões de envios, enquanto a tonelagem caiu 6,5 por cento, para cerca de 40 milhões de toneladas métricas.
“Tendo como pano de fundo uma economia global em dificuldades e um ambiente de mercado desafiante, a pressão sobre as cadeias de abastecimento diminuiu consideravelmente em 2023, o que nos permitiu focar na melhoria da produtividade, da utilização da capacidade e da qualidade, ao mesmo tempo que realizávamos investimentos consideráveis na expansão das nossas redes”, afirma Burkhard Eling, CEO da Dachser.
Refira-se, ainda, que, em comparação com 2019, o último ano pré-crise, o volume de negócios em 2023 registou um crescimento superior a 25 por cento, altura em que a Dachser registou uma receita de cerca de 5,7 mil milhões de euros.
Expansão significativa da rede global
Em 2023, a empresa fez aquisições estratégicas e estabeleceu novas joint ventures nos Países Baixos (Müller Fresh Food Logistics), Austrália e Nova Zelândia (ACA International), Japão (joint venture de 50 por cento da Dachser Japan), Itália (joint venture de 80 por cento da Dachser & Fercam Italia), África do Sul (aquisição de 100 por cento das ações da Dachser South Africa) e Suécia (Frigoscandia). Destas, apenas as aquisições nos Países Baixos e na Oceânia, no primeiro semestre do ano, figuram nos valores de receita para 2023.
“Em 2023, adotámos, deliberadamente, uma estratégia de investimento em contraciclo: completámos a nossa rede europeia de grupagem em Itália com a terceira maior aquisição da história da nossa empresa e entrámos em mercados-chave da logística alimentar no Benelux e nos países nórdicos. Além disso, temos, agora, as nossas próprias instalações nos importantes mercados do Japão e Austrália”, sublinha Eling.
Dadas as previsões económicas conservadoras, a Dachser ainda espera volumes baixos e apenas um ligeiro crescimento das receitas em 2024. “Sempre com o objetivo de nos tornarmos o fornecedor de logística mais integrado do mundo, continuamos a investir na expansão e melhoria das nossas redes, na digitalização, na ação climática e, claro, nos nossos colaboradores”, salienta Eling. Em 2023, a Dachser investiu mais de 244 milhões de euros e planeia aumentar esse valor para mais de 500 milhões de euros em 2024.
A área de negócio Road Logistics da Dachser – que inclui o transporte e armazenamento de bens industriais e de consumo (European Logistics) e alimentos (Food Logistics) – aumentou a receita em 1,8 por cento, para 5,8 mil milhões de euros em 2023. Em contrapartida, o número de expedições e a tonelagem transportada diminuíram 4,7 e 6,5 por cento, respetivamente.
Já no que se refere à área European Logistics, esta gerou receitas de 4,4 mil milhões de euros, valores aproximadamente no mesmo nível do ano recorde de 2022. O negócio foi positivo em todas as unidades de negócio europeias, com a Iberia a liderar, verificando-se um aumento do volume de negócios de mais de dois por cento. O número de envios e a tonelagem diminuíram globalmente, devido ao momento económico mais instável vivido na Alemanha, situação que teve, também, um impacto negativo nos países próximos da região Norte da Europa Central.
No que se refere à Food Logistics, registou, também, um ano financeiro bem-sucedido em 2023, registando um aumento de 9,7 por cento na receita, o que corresponde a 1,4 mil milhões de euros. Este salto resultou do desenvolvimento positivo do negócio nas filiais alemãs, bem como do crescimento através da aquisição da Müller Fresh Food Logistics, nos Países Baixos, e da compra das restantes ações da Dachser Hungria. No total, a Dachser Food Logistics transportou 10,9 milhões de envios, um pouco mais do que no ano anterior, enquanto a tonelagem caiu 3,8 por cento.
No domínio da Air & Sea Logistics, a combinação de uma menor procura e de uma maior capacidade disponível no transporte aéreo e marítimo teve um efeito profundo. A queda de taxas de frete foi responsável por uma diminuição do volume de negócio de 46,3 por cento – em comparação com 2022 –, para 1,3 mil milhões de euros. Já o número de envios aumentou 2,4 por cento, enquanto a tonelagem diminuiu 7,9 por cento.
A Contract Logistics – uma solução que combina transporte, armazenamento e serviços de valor acrescentado – passou, também, por uma expansão em grande escala, em 2023. A Dachser investiu em capacidade adicional durante o ano e aumentou o número de espaços para paletes para aproximadamente 400 mil. A Dachser oferece, agora, um total de mais de três milhões de espaços para paletes em 164 armazéns, nos cinco continentes.
Olhando para o futuro, Eling anunciou que a Dachser irá concentrar-se ainda mais na estreita integração dos setores de atividade da Road Logistics e Air & Sea Logistics. “Nos próximos anos, os mercados fora da Europa darão um impulso significativo ao crescimento. A fim de continuar a servir os nossos clientes em todo o mundo com elevada qualidade e fiabilidade, estamos a ligar ainda mais os processos e sistemas das nossas duas áreas de negócio para desenvolver uma solução integrada de grupagem global, porta-a-porta, à qual chamamos Global Groupage”.
Relativamente à força de trabalho, a Dachser contratou, em 2023, mais de 1.100 trabalhadores, contando, atualmente, com cerca de 34 mil. Este é o reflexo da expansão das equipas de vendas e de TI, bem como das aquisições da Müller Fresh Food Logistics e da ACA International.