A Associação de Armadores da Marinha de Comércio (AAMC) nomeou o Comandante Pedro Amaral Frazão como secretário-geral, substituindo o Comandante Joaquim Fernandes Coelho.
Antes de se ter juntado à AAMC, foi administrador & CSO do Grupo Sousa, tendo assumido os pelouros da Energia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação Estratégica, Segurança e Proteção. Entre 2013 e 2022, liderou o projeto de implementação e a operação “Gasoduto Virtual de Gás Natural Liquefeito” entre Portugal Continental e a ilha da Madeira.
O Comandante Pedro Amaral Frazão é Capitão-de-mar-e-guerra, tendo-se juntado à marinha em 1982. Embarcou em fragatas da Classe “Comandante João Belo” em missões internacionais na Força Naval Permanente do Atlântico (STANAVFORLANT) e no Mediterrâneo (NAVOCFORMED), tendo comandado o navio-patrulha Zaire.
Entre outros postos em terra, prestou serviço na NATO (CINCIBERLANT, Oeiras), na Missão Militar de Portugal na NATO e EU (Bruxelas), foi oficial de planeamento no Estado-Maior da Armada e Assessor do Ministro da Defesa Nacional para a Marinha. Em 2012 passou à situação de Reserva a seu pedido, após desempenhar os cargos de Comandante da Zona Marítima da Madeira, Capitão dos Portos do Funchal e do Porto Santo, e Comandante Regional da Polícia Marítima da Madeira.
Atualmente, o Comandante Pedro Amaral Frazão é membro da direção da Associação GRACE – Empresas Responsáveis, assessor do presidente do Grupo Sousa, e embaixador da ODS Portugal para o ODS 17. Para além dessas funções, integra ainda órgãos de conselho relacionados com energia, descarbonização e economia do mar, sendo orador em conferências sobre shipping, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.