Taiwan foi atingido, no passado dia 3 de abril, por um terramoto de 7.2 na escala de Richter, tendo causado nove mortos e mais de 800 feridos. Este foi considerado o maior terramoto dos últimos 25 anos a atingir a ilha, e apesar das consequências físicas, este acontecimento poderá colocar em causa a cadeia de abastecimento de semicondutores em toda a Ásia, segundo alertam vários especialistas, citados pela Executive Digest.
Taiwan tem um papel fundamental na produção de semicondutores é lá que se encontra a maior empresa de produção de chips, responsável pelo fornecimento a marcas como Apple e Nvidia. Embora a maioria das empresas não estarem localizadas no epicentro do sismo, muitas evacuaram edifícios e outras encerraram para inspeções de segurança.
Várias empresas asseguraram que voltarão à atividade brevemente, mas outras sofreram graves perturbações, o que pode resultar em atrasos. Assim, o terramoto pode gerar um período conturbado para os produtores de tecnologia, especialmente os que se encontram no Japão, Coreia do Sul e China. Um dos efeitos poderá ser uma subida acentuada dos preços.
“Mitigar os impactos do sismo necessita de medidas, cuidados e tempo para restaurar a produção e manter os padrões de qualidade, o que apresenta obstáculos adicionais”, referem os analistas.